Av2 - Arte e Literatura 1) A reação do líder Quental é aguda e chega por meio da publicação do ensaio

Av2 - Arte e Literatura 1)
A reação do líder Quental é aguda e chega por meio da publicação do ensaio denominado Bom senso e bom gosto, no qual afirma com veemência que o seu grupo faz literatura de combate ao pensamento engessado da tradição romântica. A esse embate seguem-se outros, por meio da publicação de artigos que defendem um e outro lado: a tradicional estética romântica versus a nova literatura realista de combate.

O episódio sobre o qual o texto-base argumenta é conhecido como:

Alternativas:

a)
Questão Coimbrã

Alternativa assinalada
b)
Conferência do Cassino Lisbonense

c)
Vanguarda lusitana

d)
Civilização e barbárie

e)
Modernismo português

2)
Na obra, outro ponto de ruptura com as convenções acadêmicas de representação artística dá-se no retrato sóbrio e trivial de seus personagens. As figuras espalham-se harmoniosamente pela composição. (...); para concebê-lo, não há necessidade de rompantes sentimentais, virtuosismo técnico ou procedimentos antinaturalistas. Essas pessoas, capturadas em sua naturalidade grave e digna, são conhecidas do pintor (...). Num espaço simplificado, cada detalhe da cena, como os trajes, os acessórios e o rosto dos personagens, é pintado com extremo zelo pelo registro fiel.

A alternativa que apresenta o nome correto do quadro tratado no texto-base é:

Alternativas:

a)
O absinto

b)
Eu e a vila

c)
O casal Arnolfini

d)
Enterro em Ornans

Alternativa assinalada
e)
Mulher 1

3)
Em 1917 começou a namorar a jornalista Maria de Lourdes Olzani, apelidada de Deise, e através dela conheceu Mário de Andrade, com quem organizou a Semana de Arte Moderna. Em 1919 formou-se em direito, após parar e retomar a faculdade diversas vezes. Em 1922 separou-se de Maria de Lourdes, que o abandonou, cansada de perdoar as diversas traições dele. Nesse mesmo ano, Oswald começou a namorar a pintora Tarsila do Amaral

Assinale a alternativa que apresente uma obra pertencente a Tarsila do Amaral

Alternativas:

a)
p

b)
b

c)
d

d)
f

e)
tarsila

Alternativa assinalada
4)
Suas principais obras na lírica são Há uma gota de sangue em cada poema (1917), Pauliceia desvairada (1922), Losango cáqui (1926), Clã do jabuti (1927), Remate de males (1930), Poesias (1941), Lira paulistana (1946), O carro da miséria (1946). No conto são Primeiro andar (1926), Belazarte (1934), Contos novos (1946). No romance, Amar, verbo intransitivo (1927), Macunaíma (1928). Nos ensaios, A escrava que não é Isaura (1925), O Aleijadinho e Álvares de Azevedo (1935), O baile das quatro artes (1943), Aspectos da literatura brasileira (1943), O empalhador de passarinho (1944).

O autor do qual o texto-base trata é:

Alternativas:

a)
Manuel Bandeira

b)
Graciliano Ramos

c)
Oswald de Andrade

d)
Mário de Andrade

Alternativa assinalada
e)
Manuel Antônio de Almeida

5)
Um ano depois, em 1913, é a vez de Lasar Segall expor sua pintura antiacademicista. Quatro anos mais tarde, (...) expôs telas cubistas e expressionistas, sob influência de Picasso e Braque. Seu estilo, que rompia completamente com a tradição acadêmica, provocou reações inflamadas, como a de Monteiro Lobato, que publica o ensaio Paranoia ou mistificação? no jornal O Estado de São Paulo, em 20 de dezembro de 1917. A crítica do renomado escritor foi severa, mas Oswald de Andrade apoiava incondicionalmente a pintora.

A pintora que serviu de alvo da crítica de Monteiro Lobato é:

Alternativas:

a)
Tarsila do Amaral

b)
Beatriz Milhazes

c)
Anita Malfatti

Alternativa assinalada
d)
Abigail de Andrade

e)
Lygia Clark

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