Com uma série de medidas liberalizantes, o penúltimo presidente do ciclo militar, Ernesto Geisel, elabora
e conduz o lento cronograma da chamada “Abertura Política”. Ao fim desse processo, o país deveria estar preparado para voltar a ter um poder civil e experimentar as chamadas liberdades democráticas. A partir disso, assinale a única alternativa incorreta: * 2 pontosa) Mesmo conduzindo o processo de liberalização política, Geisel não queria perder a maioria no Colégio Eleitoral que escolheria o seu sucessor, e em 1977 decretou o “Pacote de Abril”, um conjunto de leis que estabelecia a nomeação dos “senadores biônicos” e mudava as regras da representação proporcional de deputados federais para o Congresso Nacional.
b) Duas questões que ameaçaram de forma contundente o processo que propunha o fim da ditadura foram a fragorosa derrota que o MDB sofreu para a ARENA nas eleições de 1978, o que definiu o Colégio Eleitoral que elegeu o General João Batista Figueiredo, e o fato de este ter-se, depois de empossado, aliado ao grupo de generais da chamada “linha dura”, que eram terminantemente contra o fim do regime militar.
c) Tendo assumido a presidência da República em março de 1979, João Batista Figueiredo deu prosseguimento ao processo de abertura política que vinha sendo traçado desde o início do governo Geisel. Para isso contou com a importante colaboração do General Golbery do Couto e Silva, uma espécie de mentor dos militares que defendiam o fim da ditadura.
d) Passos fundamentais para que o regime militar brasileiro chegasse a termo foi a anistia aos exilados políticos, a modificação (com um consequente abrandamento) da Lei de Segurança Nacional e a revogação (em 1979) do Ato Institucional N° 05
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
marinatagomori
A alternativa correta é a letra (E)
Espero ter ajudado e bons estudos.