Como se faz um vídeo clipe

1 Resposta

  • Yarawaneska

    Como Fazer um Videoclipe

    Com os recentes avanços da tecnologia de vídeo, criar vídeos musicais amadores ficou mais fácil do que nunca. Como qualquer empreitada artística, o processo de gravar um vídeo musical pode trazer muita realização pessoal, mas ao mesmo tempo ser frustrante, divertido, desafiador, exaustivo e emocionante - às vezes, tudo de uma só vez. A sua imaginação e o orçamento disponíveis são os limites para os vídeos musicais. Neste artigo, vamos explorar o básico do processo criativo e técnico, variando de um simples cantarolar registrado com a webcam até produções mais elaboradas.

    Método 1 de 5:

    Método 1 de 5:Primeira Parte: Desenvolvendo o Conceito

    1 Conheça bem o seu orçamento. Um vídeo musical não precisa sair caro para ser bom. Alguns dos vídeos mais criativos e inesquecíveis da história são produções simples, com sérias restrições orçamentárias. Outros torraram milhões para ficarem prontos. Saber quanto dinheiro pode-se gastar antes de começar evita que você estoure o orçamento.

    2 Tenha um caderno sempre à mão. Não precisa ser nada digital, caro ou cheio de frescura. Basta ter algo onde você possa anotar seus pensamentos, idéias e rascunhar cenas para o vídeo. Mantenha lápis e canetas mais uma borracha junto com o seu caderno, e carregue-o sempre que tiver que trabalhar nas filmagens. Nunca se sabe quando novas idéias vão aparecer de repente na sua mente.

    3 Converse com o artista ou a banda. Pode ser que eles tenham uma idéia de como querem que o vídeo fique. Algumas idéias serão boas ou até mesmo ótimas. Outras podem exigir um elenco que custa milhares de reais, a melhor computação gráfica possível e o diretor mais renomado que se conhece para dirigir o vídeo. Se o seu orçamento permitir, não há limites para o que pode ser feito no vídeo, mas você é quem decide quais idéias valem a pena adotar. Tenha uma visão realista do que pode ser feito - ou seja, quais idéias são viáveis, quais são inviáveis e ainda, quais são simplesmente péssimas.

    • Se por um acaso você for um dos membros da banda cuja música será o tema do vídeo, você está numa posição com vantagens e benefícios exclusivos. Isso porque você tem acesso de primeira mão ao processo criativo da banda. Por outro lado, fazer um vídeo musical pode ser bastante estressante. Suas relações pessoais e criativas podem acabar sendo afetadas - esteja ciente disso.

    4 Antes de planejar qualquer coisa, escute a música. Não faça mais nada além de simplesmente ouvir a música. Então escute de novo, e de novo, até ter ouvido várias vezes. Ouça a música junto com o artista ou a banda. Mesmo que você saiba a música de cor, escute-a como se fosse a primeira vez. Como ela faz você se sentir? Ela faz você ficar com vontade de dançar, chorar, fazer algo bobo ou encher a cara? Ou ela faz você sentir uma estranha combinação de sentimentos e emoções? Anote as suas reações à música. Para escutar música com os ouvidos de um profissional, veja este artigo.

    5 Elabore suas idéias. Uma vez que você tiver uma noção das emoções e sentimentos que a música inspira, comece a refletir sobre as idéias para o vídeo. Pode ajudar bastante se durante esse processo você consultar a sua equipe técnica - eles sabem o que é fácil ou complicado de fazer.

    • As idéias podem ser diretas e objetivas. Por exemplo, uma idéia para uma música sertaneja sobre gente que acaba se conhecendo no meio da estrada pode ser “seguindo um homem dirigindo pela estrada, conhecendo gente em mercadinhos pequenos e postos de gasolina pelo caminho, refletindo o que a letra diz” pode dar muito certo se bem executada.

    • Acrescentar detalhes específicos e pequenos pode transformar seu vídeo inesquecível ou até mesmo em um ícone. Compare as anotações a seguir com a descrição vaga da idéia sugerida logo acima: “Personagem principal dirigindo um Opala conversível numa estrada a perder de vista; encontra um fazendeiro em uma lanchonete de beira de estrada no verso 1; depois encontra um policial numa Pajero no verso 2 e uma gata de tirar o fôlego no cerso 3, que pula para dentro do carro dele e os dois vão-se embora à medida que a música termina. Lado cômico da história: Ele derruba mostarda na camisa no verso 1; dá uma amassadinha de nada na Pajero do policial no verso 2; passa cantadas furadas na gata do verso 3.”

    • Idéias abstratas e estranhas podem render ótimos vídeos musicais. As cenas não precisam necessariamente refletir o que diz a letra da música. Criar um contraste entre a parte visual e a letra da música pode causar o impacto que você queria. Alguns vídeos chegam a ser sem sentido ou até mesmo bizarros. Não tenha medo de chocar ou de confundir a audiência se você achar que essa é a melhor escolha para o seu vídeo.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.