Edgar degas realizou diversos trabalhos utilizando como técnica e material o giz pastel, como a obra

abaixo “dançarinas na antiga casa de ópera” (c. 1877): elaborado pelo professor. edgar degas, dançarinas na antiga casa de ópera. disponível em: . ​ a respeito desse material e técnica é correto o que se afirma em: alternativas alternativa 1: a técnica do giz pastel seco dificulta a mistura das cores, impedindo a criação de efeitos nebulosos. alternativa 2: o giz pastel oleoso é uma invenção mais recente, produzido com pigmento em pó ligado por goma adragante. alternativa 3: o giz pastel, tanto oleoso quanto seco, são encontrados apenas no formato de bastão, mantendo a mesma característica desde sua invenção. alternativa 4: para um acabamento esfumado nos trabalhos utilizando giz pastel oleoso é indicado o uso dos dedos, pela facilidade de limpeza e pelo efeito possibilitado pela pressão no material. alternativa 5: além do giz pastel seco e do giz pastel oleoso hoje em dia é possível encontrarmos giz aquarelável, que além da boa cobertura possibilita trabalhar com nuances na cromatização.

1 Resposta

  • tokioruiva

    A alternativa correta é a Alternativa 4: Para um acabamento esfumado nos trabalhos utilizando giz pastel oleoso é indicado o uso dos dedos, pela facilidade de limpeza e pelo efeito possibilitado pela pressão no material

    A técnica de giz pastel representa uma elegante maneira de “pintar a seco”.

    Esta é uma técnica que emprega pequenas barrinhas de pigmentos secos misturados com um agente aglutinante, que pode ser simplesmente água ou geralmente “goma adragante” .

    O Pastel é pigmento puro. O mesmo pigmento que se utiliza para se fazer todos os outros médios para diversas técnicas de pintura artística, como óleo, aguarela e acrílica.

    Espero ter ajudado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.