Em Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva, o sociólogo alemão Max Weber expõe conceitos

como carisma, estamento burocrático, tipos de dominação legítima etc. Já Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro, de Raymundo Faoro, fundamenta-se, em boa parte, em Weber, e realiza amplo estudo sobre a formação dos grupos dominantes no Estado brasileiro, vendo-os como frutos do Estado português. Faoro procura demonstrar como isso se mantém arraigado na cultura política do País e como os traços patrimonialistas de nossa formação sobrevivem ao tempo. Essa obra abrange desde a época dos reis de Portugal, no século XIV, até a presidência de Getúlio Vargas, nos anos 1950. a) Aponte três fatores que caracterizam o patrimonialismo como ocorrência mais comum dentro do tipo de dominação legítima tradicional. b) Apresente a definição weberiana para os três tipos de dominação legítima.

1 Resposta

  • Tai

    Dominação tradicional - É aquela em que se repete um costume, ou seja, descreve conformismo ante uma situação. Exemplos são: patriarcas e príncipes/reis.

    Dominação carismática - É aquela em que qualidades de um "líder" o legitimam a dominar um determinado grupo. Exemplos são: demagogos e governantes carismáticos.

    Dominação legal - É aquela que baseia-se no contrato social, isto é, um grupo de pessoas acreditam na validade de regras e atribuem a uma instituição - geralmente o Estado - a legitimidade de punir aqueles que desobedecerem essas normas. Exemplos são: a hierarquia em uma empresa e o próprio Estado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.