Etapa 1: Reflita! Te convido a refletir comigo: - Como um professor pode exercer o “domínio”

Etapa 1: Reflita! Te convido a refletir comigo:
- Como um professor pode exercer o “domínio” da sala de aula nos tempos atuais?
- Quais são as competências requeridas a estes professores do século XXI?
- Como essas competências contribuem para uma prática pedagógica significativa na qual o aluno é protagonista e o professor mediador do processo de aprendizagem?

---
Etapa 2: Conheça mais sobre o tema!

- O conceito de competência:
A noção de competência designa uma capacidade de mobilizar recursos cognitivos diversos para enfrentar um tipo ou conjunto de situações. Essa mobilização só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que possa ser tratada em analogia com outras já encontradas. O exercício da competência passa por esquemas de pensamento que permitem determinar e realizar uma ação relativamente adaptada a cada situação. As competências profissionais constroem-se em formação, como também na prática diária do professor, por meio de suas situações de trabalho.

Descrever uma competência equivale a evocar os seguintes elementos:

- Os tipos de situações das quais dá um certo domínio;
- Os recursos mobilizados: conhecimentos teóricos ou práticos, metodologias, atitudes, percepção, antecipação e decisão;
- Os usos dos recursos nas situações específicas: para solucionar problemas, proporcionar aprendizagens, fazer escolhas etc.

Fonte: PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

- Competências requeridas aos professores, de acordo com os documentos oficiais:

A Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-FORMAÇÃO) organiza as competências docentes requeridas em gerais e específicas. Dentre essas competências docentes estão:

Exercitar a empatia e o diálogo. Flexibilidade e resiliência. Acolhimento e valorização da diversidade. Autoconhecimento e reconhecimento das emoções.
Resolução de conflitos e cooperação. Agir coletivamente. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação. Pesquisar, investigar e refletir.
Utilizar diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e digital. Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos. Valorizar e incentivar as diversas manifestações artísticas e culturais. Apropriar-se de novos conhecimentos e experiências.
Avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino. Participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção dos valores democráticos. Dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los. Conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.
Comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Criar e saber gerir ambientes de aprendizagem.
Planejar ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens.
Fonte: Resolução CNE/CP 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, pp. 46-49.

---
Etapa 3: Solucione o problema!

Agora que você já conhece o conceito de competências e algumas das competências requeridas na formação docente, chegou a hora de mobilizar estes saberes para a resolução de problemas do cotidiano da escola. Para isso, você deverá:

a) Analisar cada situação apresentada a seguir;
b) Identificar que competências precisam ser mobilizadas para solucioná-las;
c) Descrever os resultados esperados após a mobilização dessas competências.

Situação problema 1:

Anete é professora de Arte no Ensino Fundamental e Médio há 12 anos. Ela já passou por diferentes desafios no que diz respeito as práticas pedagógicas requeridas ao ensino e aprendizagem nas diferentes escolas e redes de ensino pelas quais perpassou ao longo da sua carreira. Neste momento, Anete está com dificuldades em gerar engajamento com os estudantes do ensino médio durante as suas aulas. Alguns estudantes das turmas que ela trabalha descreveram as aulas como cansativas e teóricas.

O seu papel agora, é ajudar Anete a superar este desafio!

- Identifique DUAS competências que, se mobilizadas podem ajudar Anete a melhorar o engajamento dos seus alunos.
- Quais resultados são esperados após a mobilização dessas competências?

Situação problema 2:

Estéfano é coordenador pedagógico em um colégio da rede pública e lidera uma equipe de 13 professores. Durante a observação das aulas, Estéfano notou alguns sinais em comum entre os seus professores: esgotamento mental, irritabilidade, dificuldades de fazer a gestão da sala de aula e interagir com as turmas. Então, como coordenador pedagógico, ele decidiu organizar um momento de formação para a sua equipe e precisa de ajuda para planejar este momento de capacitação. Bora ajudá-lo?

- Identifique DUAS competências que Estéfano precisa explorar na capacitação.
- Quais resultados são esperados após a mobilização dessas competências?

RESPONDER

Tay está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.