. No Brasil são diversos os grupos de teatro que realizam experiências nas ruas; destacam-se Grupo Galpão (Belo Horizonte), Tá na Rua (Rio de Janeiro), Grupo Imbuaça (Aracajú), Grupo Experiência Subterrânea (Florianópolis), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre). Teatro que Roda (Goiânia), Teatro de Caretas (Fortaleza), As Graças (São Paulo), Cia. São Jorge de Variedades (São Paulo), Cia Brava (São Paulo), Erro Grupo (Florianópolis), Teatro da Vertigem (São Paulo), Grupo de Risco (Itajaí), Oigalê (Porto Alegre).
Explicação:
Podemos definir teatro de rua como um “Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô, universidade, etc.” (PAVIS, 1999, p.385). É uma forma teatral que possui suas origens na antiguidade, o teatro nasceu no espaço aberto e desde a Grécia Antiga colocou na cena os problemas da polis e dos cidadãos. Teatro e cidade sempre foram ligados, numa relação amigável ou conflituosa, mas um sempre se serviu ou serviu ao outro durante vários séculos, profissionalizou-se no Renascimento e seguindo a burguesia criou-se o espaço teatral restrito ou edifício teatral que acabou sendo uma forma de elitizar o teatro.
As motivações para se optar pelo teatro de rua são as mais variadas, desde uma tentativa de levar o teatro às pessoas que não tem acesso ao fazer teatral convencional, até uma forma de teatro político, Amir Haddad fala que: “ao fazer teatro na rua, descobri uma possibilidade nova de platéia que eu não conhecia: a platéia heterogênea.” As pessoas que vêem as peças pela cidade são pessoas das mais diversas faixas etárias, classes sociais e mentalidade, este é um dos fatores interessantes do teatro de rua, ele tem de ser criado de forma que trabalhe com sua variedade de público.
marinatagomori
. No Brasil são diversos os grupos de teatro que realizam experiências nas ruas; destacam-se Grupo Galpão (Belo Horizonte), Tá na Rua (Rio de Janeiro), Grupo Imbuaça (Aracajú), Grupo Experiência Subterrânea (Florianópolis), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre). Teatro que Roda (Goiânia), Teatro de Caretas (Fortaleza), As Graças (São Paulo), Cia. São Jorge de Variedades (São Paulo), Cia Brava (São Paulo), Erro Grupo (Florianópolis), Teatro da Vertigem (São Paulo), Grupo de Risco (Itajaí), Oigalê (Porto Alegre).
Explicação:
Podemos definir teatro de rua como um “Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô, universidade, etc.” (PAVIS, 1999, p.385). É uma forma teatral que possui suas origens na antiguidade, o teatro nasceu no espaço aberto e desde a Grécia Antiga colocou na cena os problemas da polis e dos cidadãos. Teatro e cidade sempre foram ligados, numa relação amigável ou conflituosa, mas um sempre se serviu ou serviu ao outro durante vários séculos, profissionalizou-se no Renascimento e seguindo a burguesia criou-se o espaço teatral restrito ou edifício teatral que acabou sendo uma forma de elitizar o teatro.
As motivações para se optar pelo teatro de rua são as mais variadas, desde uma tentativa de levar o teatro às pessoas que não tem acesso ao fazer teatral convencional, até uma forma de teatro político, Amir Haddad fala que: “ao fazer teatro na rua, descobri uma possibilidade nova de platéia que eu não conhecia: a platéia heterogênea.” As pessoas que vêem as peças pela cidade são pessoas das mais diversas faixas etárias, classes sociais e mentalidade, este é um dos fatores interessantes do teatro de rua, ele tem de ser criado de forma que trabalhe com sua variedade de público.