Histórias podem ser contadas de várias maneiras. A solidez de um livro inteiro nem sempre foi a mais comum.

No século XIX, um estilo ganhou muita popularidade na Europa e veio desembarcar no Brasil em jornais de circulação diária: o folhetim. As narrativas tinham o objetivo de entreter e prender o leitor o suficiente para que ele permanecesse fiel e acompanhasse os capítulos ao longo de várias edições. Parece familiar? Sim, novelas são folhetins. De certa forma, as séries que você devora no Netflix também são outra forma de enxergar os folhetins. Vários clássicos da literatura brasileira foram primeiro publicados desta forma, como o romance “Quincas Borba”, de Machado de Assis; “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo; “Senhora”, de José Alencar, entre outros. Na França, “Os três mosqueteiros”, de Alexandre Dumas, também nasceu em folhetim. Na época, os jornais eram, de fato, a melhor forma de alcançar os leitores. Depois das notícias, entrecortadas por anúncios, um respiro no dia e na rotina, a continuação de histórias cativantes. Uma ideia infalível.

[...]

Depois de todo esse tempo, quem diria, o tesouro foi desenterrado. Agora, toda uma nova geração de autores está se reencontrando com a tradição seriada — muita gente nova, desconhecida e inédita está publicando suas histórias nesse formato. Em um espaço à altura do ritmo de produção e consumo de conteúdo atual: a internet, é claro.

A principal plataforma desses folhetins modernos é o site canadense Wattpad, uma rede social que permite que autores compartilhem suas novelas. Uma das possibilidades mais interessantes do Wattpad é permitir que os autores divulguem suas histórias incompletas, que vão sendo atualizadas conforme a resposta ou a vontade do público. E tem para todo mundo: de romances açucarados a histórias de terror. No Brasil, a interface do portal, toda em inglês, assustou, em princípio. Hoje em dia, no entanto, a comunidade só cresce. Basta um simples cadastro gratuito para descobrir uma enorme quantidade de romances saltando da tela, devidamente separados por gêneros.

Disponível em: (Adaptado)

Considerando as informações do texto e os conteúdos estudados sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a)

Os folhetins do século XIX, assim como as narrativas contadas nas plataformas virtuais, baseiam-se exclusivamente em histórias de amor.

b)

Os folhetins do século XIX deram origem a novas formas de entretenimento, mas mantiveram, porém, a publicação impressa como única forma de divulgação.

c)

Os folhetins, muito famosos no século XIX, atualmente foram substituídos por outras formas de entretenimento, com os quais não têm relação.

d)

Os folhetins fizeram com que muitas histórias famosas, conhecidas até hoje, transpusessem os jornais e ganhassem outros suportes, como os livros.

e)

Os folhetins, que surgiram no Brasil no século XIX, tinham o objetivo de fazer uma denúncia social, pois criticavam os modos de vida das classes superiores.

RESPONDER

castrofiori está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.