Hoje em dia, vemos muitos homens maquiados. A maquiagem não é mais exclusiva das mulheres. Inclusive,

no início da história da maquiagem, tanto homens como mulheres se maquiavam.
A história de cinco mil anos de maquiagem
[...] Tudo começa no Egito por volta do ano 3000 antes de Cristo [...]. Tanto homens como mulheres no antigo Egito usavam maquiagem; eles preenchiam as pálpebras com uma pasta chamada Kohl, feita do mineral malaquita, misturada a carvão e cinzas, com o intuito de proteger os olhos de “espíritos malignos”, pois acreditava-se que os olhos eram o espelho da alma.
[...] comerciantes levaram o produto para Grécia e Roma [...], sendo comercializado em bastões parecidos com os lápis de hoje [...]. O produto foi tão difundido que existe até hoje e é usado principalmente por indianos e árabes e é chamado de kajal [...], que vemos em tantas marcas [...]. Muitos ingredientes “não convencionais” eram usados antigamente como maquiagem e são inspiração para os produtos que usamos hoje. Carvão, cinzas, amoras, algas marinhas, beterraba, giz, cera de abelha, azeite de oliva, pó de arroz, vaselina, iodo, clara de ovo, gordura, chifre de veado... Cada cor precisava de uma matéria-prima diferente e por isso cada produto foi criado em locais diferentes [...].
A maquiagem vermelha, por exemplo, veio da Grécia Antiga e era feita com algas e frutas vermelhas. Homens e mulheres esfregavam o produto no rosto, a cor avermelhada na face significava boa circulação sanguínea e saúde. Lembra um pouco a função do blush dos dias de hoje [...]. Os romanos usavam giz para parecerem mais brancos e ocultar pequenas manchas na pele. Já na Grécia, a mistura era feita com cera de abelha e azeite de oliva, para deixar a pele bem lisinha. Mas foram os japoneses, no século XVII, que fizeram a maquiagem que perdurou por mais tempo, o oshiroi, que consistia em uma massa feita com pó de arroz. [...] A maquiagem evoluiu muito durante a história da humanidade, mas há de convir que os produtos que usamos hoje ainda são bem parecidos (ou pelo menos profundamente inspirados) com os de antigamente. A tecnologia cosmética inova a cada segundo, mas a cultura da vaidade continua a mesma há 5 mil anos.
QUESTÃO 01
Em sua opinião, por que a maquiagem estética é tão valorizada nos dias atuais? Por que as pessoas precisam usar maquiagem para se sentirem mais bonitas?
Você acha que o uso da maquiagem pode tentar ditar um padrão de beleza que não corresponde à realidade?
QUESTÃO 02
Em relação à maquiagem teatral podemos afirmar, MENOS:
A) A maquiagem disfarça pequenas imperfeições na pele do ator.
B) A maquiagem no teatro é feita apenas no rosto do ator.
C) Muitas outras civilizações também utilizaram a maquiagem no teatro.
D) No teatro, a maquiagem pode ter diversas funções.
E) No teatro grego da Antiguidade, por exemplo, alguns atores pintavam ritualmente seus rostos com cinzas e sangue de animais sacrificados.

1 Resposta

  • marinatagomori

    Olá!

    Questão 01: Na minha opinião, no mundo em que vivemos, a maquiagem se tornou algo "essencial" pra algumas pessoas. Seja pra ficar mais bonita, por tradição, por obrigação ou simplesmente por gostar. As pessoas podem se sentir inferiores em relação à beleza externa, e por causa disso, usam maquiagem, justamente por conta desse padrão de beleza que criaram.

    Eu acho que a beleza é muito subjetiva. Ela pode ser o que quiser, contanto que lhe agrade.

    Questão 02: Letra B

Clique aqui para adicionar a sua resposta.