Leia o texto OS MANIFESTOS ARTÍSTICOS e escreva um MANIFESTO sobre um assunto que você considera importante

na atualidade. Vc vai escrever um texto falando de algo que vc não concorda e quer que mude. Leia o texto O Manifesto Antropófago e diga em o escreveu e qual seu objetivo. Vc vai dizer o porque ele o escreveu. O que eles queriam fazer com a arte naquela época.

OS MANIFESTOS ARTÍTICOS

Um manifesto de arte é uma declaração pública das intenções, motivos ou visões de um artista ou movimento artístico. Os manifestos são uma característica padrão dos vários movimentos da vanguarda modernista e ainda são escritos hoje. Às vezes, os manifestos de arte em sua retórica destinam-se ao valor do choque, para alcançar um efeito revolucionário. Eles costumam abordar questões mais amplas, como o sistema político. Temas típicos são a necessidade de revolução, liberdade (de expressão) e a superioridade implícita ou abertamente declarada dos escritores sobre o status quo(estado atual). O manifesto fornece um meio de expressar, divulgar e registrar ideias para o artista ou grupo de arte - mesmo que apenas uma ou duas pessoas escrevam as palavras, isso ainda é atribuído ao nome do grupo. Em 1855, Gustave Courbet escreveu um manifesto realista para a introdução ao catálogo de sua exposição pessoal e independente. E em 1886 o Manifesto Simbolista foi publicado no jornal francês Le Figaro pelo poeta e ensaísta Jean Moréas. O primeiro manifesto de arte do século XX foi introduzido com os futuristas na Itália em 1909, seguido pelos cubistas, vorticistas, dadaístas e surrealistas: o período até a Segunda Guerra Mundial criou o que ainda são os manifestos mais conhecidos. Embora eles nunca parassem de ser divulgados em outras mídias, como o crescimento da transmissão, tendiam a deixar de lado essas declarações. Devido à internet, houve um ressurgimento do formulário, e muitos novos manifestos estão aparecendo para um público potencial em todo o mundo. Os Stuckists fizeram uso particular disso para iniciar um movimento mundial de grupos afiliados. Os manifestos geralmente consistem em várias declarações, numeradas ou em pontos de marcador e que não necessariamente seguem logicamente de uma para a outra. A explicação de Tristan Tzara do manifesto (Feeble Love &Bitter Love, II) captura o espírito de muitos:Um manifesto é uma comunicação feita ao mundo inteiro, cuja única pretensão é descobrir uma cura instantânea para a política, astronômica, artística, parlamentar, agronômica e literária. Pode ser agradável e de boa índole, está sempre certo, é forte, vigoroso e lógico. A propósito da lógica, me considero muito agradável.

1.na atualidade.

Manifesto Antropófago

O Manifesto Antropófago (ou Manifesto Antropofágico) foi um manifesto literário escrito por Oswald de Andrade, principal agitador cultural do início do Modernismo brasileiro, o qual fundamentou o movimento antropofágico. Lido em 1928 para seus amigos na casa de Mário de Andrade, foi publicado na Revista de Antropofagia, a qual Oswald ajudou a fundar com Raul Bopp e Antônio de Alcântara Machado, com a datação de "ano 374 da deglutição do Bispo Sardinha". Redigido em prosa poética à moda de Uma Estação no Inferno de Rimbaud, o Manifesto Antropófago possui um teor mais político que o anterior manifesto de Oswald, o da Poesia Pau-Brasil, que pregava a criação de uma poesia brasileira de exportação. Esteticamente, o segundo manifesto de Oswald, basicamente, reafirma os valores daquele, apregoando o uso de uma "língua literária" "não-catequizada". Ideologicamente, se alinha ainda com aquele, porém busca uma maior explicitação da aproximação de suas ideias com as de Breton. Apregoando ainda o primitivismo da geração do modernismo brasileiro de 1922, aprofundando a consciência daquele primeiro modernismo, Oswald afirma no seu manifesto que "só a antropofagia nos une", propondo "deglutir" o legado cultural europeu e "digeri-lo" sob a forma de uma arte tipicamente brasileira. O manifesto configurou uma primeira reação formal por parte de intelectuais brasileiros em prol de uma produção artística autenticamente nacional, mas falhou em influenciar uma nova geração de escritores, como intendido.

1.Leia o textoO Manifesto Antropófago e diga em o escreveu e qual seu objetivo.

Me ajudem por favor!

1 Resposta

  • Kauany

    olá1

    no caso em questão podemos afirmar que tivemos vários movimentos vanguardistas. podemos citar aqui o Surrealismo, Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo e Cubismo.

    todos eles estão racionados com a acontecimentos presentes nas suas respectivas épocas. visam retratar guerras, situações políticas, a vida social das pessoas, entre outras.

    importante notar que essa época foi uma das principais no que diz respeito a produção artística europeia.

    espero ter ajudado

Clique aqui para adicionar a sua resposta.