Leia o trecho a seguir: “A relevância artística do trabalho de um cineasta, enquanto ato criativo,
nos coloca diante de várias possibilidades de atividades envoltas no fazer fílmico, tais como a elaboração de roteiros/argumentos, a direção/realização, a direção de fotografia, a direção de arte, a montagem, etc. Neste sentido, encontramos uma delimitação de quem é que são os cineastas que interessam para as investigações da Teoria dos Cineastas: são todas as pessoas envolvidas na produção de um filme que tenham atividades criativas.”Fonte: GRAÇA, A; BAGGIO, E.; PENAFRIA, M. Teoria dos cineastas: uma abordagem para uma teoria do cinema. 2015. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o papel do diretor e as reflexões dos críticos, é possível afirmar que:
I. Críticos como Eisenstein e Epstein criticaram o modo como os diretores vinham sendo vistos pelos franceses, esquecendo-se de que o cinema é uma arte colaborativa.
II. Eisenstein e Epstein ressaltam que, para um filme ser produzido, são necessários todos os departamentos, do financiamento aos técnicos de cada setor, passando por um diretor que consiga imprimir personalidade à obra.
III. O autorismo francês permitiu aos cineastas americanos experimentarem um status que antes não possuíam, abrindo possibilidades de autonomia criativa. Tal movimento foi fundamental para a Nouvelle Vague.
IV. Em um set, artistas de formações diversas se unem para desenvolver uma obra complexa, da qual são coautores, ainda que seja o diretor o responsável pelas decisões definitivas.
Está correto apenas o que se afirma em:
RESP:
III e IV.
Felipe está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.