Nascido Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho nasceu em Vila Rica, atualmente Ouro Preto em Minas Gerais.

Não se sabe muitas coisas sobre sua vida, porém, de acordo com a maioria das biografias ele nasceu em 1738, era filho de
uma escrava com um mestre de obras e escultor chamado Manuel Francisco Lisboa. Foi por meio da profissão do pai
que Aleijadinho, ainda na infância, iniciou sua vida artística, aprendendo a entalhar e esculpir. Seu tio Antônio
Francisco Pombal, entalhador na cidade de Vila Rica, também contribuiu para seu aprendizado. No século XVIII as
construções religiosas ganhavam destaque na região de Minas Gerais e graças ao ouro às construções ficaram cada
vez mais majestosas. Nesse período Aleijadinho começou a se salientar como escultor e projetista.
Em função dos artistas daquela época não assinarem seus trabalhos, hoje a identificação das obras de Aleijadinho é
bastante dificultosa. Alguns documentos como contratos e recibos dos trabalhos constatam a autoria de algumas de
suas obras. O estilo de Aleijadinho foi continuado e imitado por inúmeros artistas da época. Sua obra mistura
diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. É possível salientar algumas características
do estilo de Aleijadinho como: expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e
pupilas planas; boca entreaberta; braços curtos; entre outros. Como material em suas obras de arte utilizou
principalmente a pedra-sabão e a madeira. Uma de suas obras mais significativas é "Os Doze Profetas”, entalhadas
em pedra-sabão, concentram-se no terraço do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas. Outra obra-
prima de sua autoria é a "Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência" que foi concluída em 1794,
levando mais de vinte anos pra ficar pronta.
Em torno dos 40 anos o artista começa a desenvolver uma doença degenerativa, embora não se saiba com certeza
qual a doença que o debilitou muitos historiadores sugerem que tenha sido hanseníase. Com o passar do tempo foi
perdendo os movimentos dos pés e das mãos. Mesmo sofrendo com as limitações do corpo, continua trabalhando
com a ajuda de um discipulo. Aleijadinho pedia que amarrasse as ferramentas em seus punhos para conseguir
trabalhar, demonstrando grande paixão pelo trabalho.
Mesmo sofrendo preconceitos em função da sua condição de mestiço, sua arte e genialidade o consagraram como
grande artista barroco brasileiro. Morreu pobre e doente na cidade de Ouro Preto no dia 18 de novembro de 1814.

1°) Qual artista o texto se refere? Onde nasceu? Onde podemos encontrar suas principais obras? Cite suas principais
obras

2°) Fale sobre a pintura Egípcia e a Pintura Grega ??


Nascido Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho nasceu em Vila Rica, atualmente Ouro Preto em Minas G

1 Resposta

  • Felipe

    1) No Brasil, o Barroco desenvolveu-se ligado à Igreja Católica. *

    ( X ) CERTO

    (     ) ERRADO

    2) O Barroco brasileiro foi um movimento ocorrido em época diferente do Barroco europeu, compreendido entre o século XVIII e o início do século XIX, aproximadamente.

    ( X ) CERTO

    (     ) ERRADO

    3) A arquitetura barroca, nas regiões mais pobres do país, apresentou feições mais modestas, como é o caso do Convento de São Francisco, na cidade de São Paulo.

    ( X ) CERTO

    (     ) ERRADO

    4) Uma das inovações ao estilo, ocorridas no Brasil, foi o uso das naves poligonais em substituição às igrejas com nave central e duas naves laterais.

    ( X ) CERTO

    (     ) ERRADO

    5) A arte Barroca no Brasil alcançou seu desenvolvimento apenas nas regiões ligadas à produção açucareira e à atividade mineradora, como no litoral do Nordeste e em Minas Gerais. O estilo não floresceu em outras regiões do país.

    (     ) CERTO

    ( X ) ERRADO

    6) Aleijadinho foi um dos principais artistas do Barroco brasileiro, e uma de suas grandes contribuições é o conjunto escultórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais.

    ( X ) CERTO

    (     ) ERRADO

    7) Mestre Athaíde, considerado um dos maiores pintores do barroco mineiro, realizou várias obras, especialmente a decoração das igrejas com a pintura de forros e de tetos.

    ( X ) CERTO

    (     ) ERRADO

    8) A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como:

    A) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.

    *B) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais.

    C) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacra europeias.

    D) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.

    9) Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:

    A) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.

    B) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.

    C) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.

    *D) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

    E) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

    10) O estilo barroco estava fortemente associado à igreja católica e, portanto, no Brasil, é difícil encontrar o estilo Barroco arquitetônico em prédios de usos não religiosos.

    (    ) CERTO

    ( X ) ERRADO

    Explicação:

    5 - Embora a arte barroca tenha alcançado, no Brasil, um

    maior desenvolvimento nas regiões ligadas à

    produção açucareira e à atividade mineradora, como

    no litoral do Nordeste e em Minas Gerais, ela

    também floresceu em outras regiões, como São

    Paulo.

    8 - As artes plásticas do barroco, no Brasil, só desenvolveram grande impulso, no século XVIII, também conhecido como “século do ouro”. Nesse período, as igrejas seguiam as influências barrocas em sua construção, junto aos preceitos da Contrarreforma, com o intuito de reforçar o sentimento religioso, o que confirma a letra B. As letras A, C e E estão erradas porque, nas artes plásticas, as obras seguiam as demandas de corporações eclesiásticas e voltava-se também à exigência de um público aristocrático.

    9 - As esculturas barrocas no Brasil têm forte influência do rococó europeu. As obras sacras de Aleijadinho distinguem-se das demais por apresentar características particulares das esculturas inspiradas nas pessoas do povo.

    10 - O Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Por todo país, são inúmeras as igrejas

    construídas segundo os princípios desse estilo. Mas há também muitos edifícios civis – como cadeias,

    câmaras municipais, moradias de pessoas ilustres – e chafarizes que apresentam nítidas características

    barrocas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.