O movimento artístico Neoconcretismo ou Movimento Neoconcreto, em prol do subjetivismo da arte e da criação

artística, surgiu no Brasil, no fim da década de 1950,
em oposição ao Movimento Concretista. Influenciado pelas ideias da fenomenologia
do filósofo francês Merleau-Ponty (1908-1961), foi considerado como um “divisor de
águas” na história das artes visuais no Brasil. A escultura acima recebeu o prêmio
internacional de escultura na I Bienal de São Paulo (1951), incentivando a adesão de
artistas brasileiros ao concretismo. Marque a opção que corresponde à denominação
e ao significado da obra para a formulação da arte concreta no nosso país:

A. trata-se de obra Formas, de autoria de Ivan Serpa e se caracteriza pelo movimento
contínuo.
B. trata-se do Polivolume disco plástico, de Mary Vieira e é uma obra interativa.
C. é um Objeto Ativo, de Willys de Castro, que libertou a escultura da convencional base ou suporte.
D. trata-se de um Relevo Espacial, de Hélio Oiticica em aço escovado, que não tem avesso ou direito,
início e fim, e mantém a mesma largura em toda a sua extensão.
E. é a Unidade Tripartida, de Max Bill e estabelece a relação arte/ciência, pois se pauta no princípio
matemático da Fita de Moebius.

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