O nome Parangolé tem sua origem numa expressão idiomática cujos significados são diversos: agitação,

animação, alegria e situações inesperadas entre pessoas. Parangolé é uma obra híbrida e livre, rompe com a arte tradicional e faz uma mistura de linguagens. Lembrando que o conceito de linguagem na arte é tudo aquilo que utilizamos para comunicação, exemplo: a dança, a música, as imagens e o próprio corpo. Considerada uma arte híbrida porque faz uma junção das várias linguagens artísticas Em sua opinião, o que é o Parangolé? Ele teria uma função? Qual?

1 Resposta

  • Kauany

    1) Transformando em subtítulo da obra, criada em 1967. E mesmo que não tenha sido esta uma obra de Hélio selecionada por Didi-Huberman, Incorporo a revolta também poderia uma síntese da exposição e do livro Levantes, ambos organizados pelo crítico e historiador. Exposições são acontecimentos em determinado contexto de tempo e espaço, mas sua catalogação escrita e visual deixa lastros, e eles são os meios de reencarnação e de reincorporação daquelas ideias, imagens e sensibilidades.

    2) Bom as imagens dessa obra indicam o incorporo da revolta como há escrito em vários locais.

    3) Sim, os trajes, a cultura as manifestações entre outros.

    Bom o artista ele deixa claro o sentido da obra mas ele é sim público.

    4) Em palestras e museus.

    Esse tipo de obra nos faz entender as revoltas dos Parangolés.

    5) Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram, como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".

    Espero que tenha ajudado :)

Clique aqui para adicionar a sua resposta.