Pergunta 1 0,25 em 0,25 pontos A linguagem combina elementos do teatro, das artes visuais e da música.
Pergunta 1 0,25 em 0,25 pontosA linguagem combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. O espectador participa da cena proposta pelo artista e exige, inevitavelmente, a presença do acaso – já que as ações dos participantes ou as relações não são totalmente controladas. Tem suas raízes nas noitadas futuristas realizadas a partir de 1910, nas quais poesia e os manifestos eram apresentados em um ambiente normalmente agitado e muitas vezes desprovido de significado ou coerência. Entretanto, da forma como a compreendemos, hoje, essa linguagem surgiu em Nova Iorque no final da década de 1950, em um momento no qual inúmeros artistas tentavam romper as fronteiras entre a arte e a vida.
A descrição acima se refere a qual linguagem?
Resposta Selecionada:
a. Happening.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
O termo performance, associado ao universo das Artes Contemporâneas, foi usado inicialmente nos Estados Unidos, no final dos anos 1960, com grande influência da Arte Conceitual. Ao termo, foi acrescentada a palavra Arte, chegando-se à performance art. RoseLee Goldberg (2006) afirma: "Os artistas performáticos nos mostraram coisas que não veremos duas vezes e, algumas vezes, coisas que não gostaríamos de ter visto jamais".
Sobre performance, analise as assertivas a seguir quanto a sua veracidade, se Verdadeiras ou Falsas, respectivamente.
I – Em The sing sculpture (Esculturas cantantes), de 1970, uma de suas primeiras exibições, os artistas Vito Acconci & Joseph Beuys vestidos com seus ternos característicos apresentaram de forma multimídia corpo, pintura, sons e movimentos em performance. Eles se transformaram em "esculturas vivas" ou "esculturas humanas".
II – As performances de Ana Mendieta tratam de identidade cultural e de gênero relacionada à sua herança cultural cubana. Ela mistura arte performática e a land art – utilização da natureza em obras de Arte.
III – A obra Estados Unidos (1983), da artista multimídia norte-americana Laurie Anderson marcou o início da performance para a cultura de massa abrangendo um nicho comercial ao misturar vídeo, fotografia e instalação. .
Resposta Selecionada:
a. F, V, V.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Depois das primeiras experimentações desenvolvidas pelos artistas do Futurismo italiano e dos dadaístas, pertencentes às vanguardas europeias, no início do século XX, novas manifestações nos anos 1950/1960 desencadearam o uso frequente e sistemático de novas linguagens artísticas tendo como base o corpo.
Identifique, nas alternativas a seguir, quais foram essas novas linguagens:
Resposta Selecionada:
a. Happening, performance e body art.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
A linguagem combina elementos do teatro, das artes visuais e da Alguns críticos apontam parentesco entre o , criado em 1966, com intensa atuação na cidade de São Paulo e marcado pela irreverência, humor e crítica ao Sistema de Arte, com o grupo Fluxus, criado na Alemanha, no início dos anos 1960. Os mentores do grupo brasileiro, Wesley Duke Lee, Geraldo de Barros e Nelson Leirner criam um local de exposições e um periódico, que deveriam existir como espaços alternativos às galerias, museus e publicações existentes com exposições, palestras, happenings, projeções de filmes e edições de monografias, entre outras atividades. É possível identificar, na experiência do grupo, a inspiração no Dadaísmo e no desejo do choque e do escândalo, além da atuação interdisciplinar e das marcas evidentes da Pop Art.
Assinale a alternativa que preenche, de forma CORRETA, a lacuna.
Resposta Selecionada:
d. Grupo Rex.
Kauany está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.