A Mona Lisa de Leonardo Da Vinci é provavelmente a pintura mais famosa do mundo. Está no museu do Louvre, em Paris, protegida por um grosso vidro a prova de balas. o quadro é surpreendemente pequeno (77 x 53 cm) contudo há quase 500 anos a Mona Lisa vem inspirando poemas, canções, pinturas, esculturas, romances, mitos, boatos, falsificações e roubos, e hoje em dia seu rosto aparece em incontáveis anúncios comerciais no mundo inteiro. Quando foi exibida pela primeira vez, considerou-se que ela trouxe nova dimensão de realismo e veracidade à arte da pintura. Como disse o artista e biógrafo Giorgio Vasari "...sua boca, unida a coloração de carne do rosto pelo vermelho dos lábios, parecia a de um ser vivo e não de uma pintura... Olhando para a garganta, se pode jurar que o sangue ali pulsava"
Cenário: No fundo do quadro de Mona Lisa há duas paisagens, o da direita, muito alto, e o da esquerda, muito baixo. O lugar de conexão entre esses dois pontos esta oculto atrás da cabeça de Mona Lisa.
Sobrancelhas ausentes: A explicação mais provável é que Leonardo colocou as sobrancelhas como um toque final na tinta seca do rosto, mas a primeira vez que o quadro foi limpo (talvez no século XVII) o restaurador usou um solvente impróprio e as sobrancelhas se dissolveram para sempre. Isto serve como uma alerta para o máximo cuidado que os restauradores devem ter.
Janelas da alma: Será que olhos de Mona Lisa, como já se disse com freqüência expressam uma sabedoria sobrenatural? O próprio Leonardo descreveu o olho como "a janela do corpo humano, através da qual ele se espelha o seu caminho e traz para o nosso desfrute a beleza do mundo, pela qual a alma se contenta em ficar na sua prisão humana"
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Sorriso enigmático: Os olhos de Mona Lisa atraem suas respectivas paisagens. Esse jogo visual de atrações opostas se encontra no centro de Mona Lisa e faz com que o olho veja um ligeiro temor nos cantos da boca. É este temor que dá impressão de que ela está prestes a irromper num sorriso mais aberto.
Mangas: As mangas foram pintadas num estilo nítido e bem definido, com contornos fortes, coerente com o estilo dos trabalhos anteriores de Leonardo. Contudo o pano sobre o ombro de Mona Lisa foi pintado num estilo muito suave, semelhante o das obras posteriores do artista. Isso sugere que Leonardo trabalhou neste quadro por um considerável período de tempo; é possível que só tenha concluído o quadro em 1510.
Cadeira de braços: O braço da cadeira , quase paralelo ao da pintura, realça a suave curva das costas e da cabeça.
Curvas intrincadas: O vestido tem um complexo bordado de nós e laçadas. Leonardo era fascinado por desenhos assim, que já foram alvos de muitas interpretações engenhosas. Se este desenho tem algum significado, ainda é um mistério, e portanto combina bem com o espirito de Mona Lisa.
Paisagem Rochosa: A paisagem rochosa é um elemento muito apreciado por Leonardo, que o utilizou com freqüência. Ele tinha especial fascínio pelo movimento das águas.
Contornos esfumaçados: Os cachos de cabelo caindo levemente sobre o ombro direito de Mona Lisa se fundem com as rochas e o ombro esquerdo na linha de um distante aqueduto. O contorno esfumaçado que se mescla com o misterioso fundo dá ambigüidade ao clima e cria a ilusão de movimento, que dá a este quadro uma estranha sensação de vida.
Colunas: A forma estranha no canto do quadro não tem nenhum objetivo aparente, e há outra do lado oposto do quadro. Contudo, elas mostram que a pintura originalmente era ladeada de colunas dos 2 lados, para reforçar a ilusão de que Mona Lisa esta sentada num balcão. O painel original foi cortado de ambos os lados e as colunas retiradas.
Belas mãos: Um dos trunfos do quadro é o belíssimo formato das mãos. As mãos estão completamente relaxadas, acentuando assim a suave majestade da figura representada.
Cores sombrias: A pele tem uma coloração esverdeada, causada pela limpeza exagerada. Contudo, Leonardo utilizava cores muito mais sombrias do que seus contemporâneas
lelerj
resposta:
Mona Lisa
A Mona Lisa de Leonardo Da Vinci é provavelmente a pintura mais famosa do mundo. Está no museu do Louvre, em Paris, protegida por um grosso vidro a prova de balas. o quadro é surpreendemente pequeno (77 x 53 cm) contudo há quase 500 anos a Mona Lisa vem inspirando poemas, canções, pinturas, esculturas, romances, mitos, boatos, falsificações e roubos, e hoje em dia seu rosto aparece em incontáveis anúncios comerciais no mundo inteiro. Quando foi exibida pela primeira vez, considerou-se que ela trouxe nova dimensão de realismo e veracidade à arte da pintura. Como disse o artista e biógrafo Giorgio Vasari "...sua boca, unida a coloração de carne do rosto pelo vermelho dos lábios, parecia a de um ser vivo e não de uma pintura... Olhando para a garganta, se pode jurar que o sangue ali pulsava"
Cenário: No fundo do quadro de Mona Lisa há duas paisagens, o da direita, muito alto, e o da esquerda, muito baixo. O lugar de conexão entre esses dois pontos esta oculto atrás da cabeça de Mona Lisa.
Sobrancelhas ausentes: A explicação mais provável é que Leonardo colocou as sobrancelhas como um toque final na tinta seca do rosto, mas a primeira vez que o quadro foi limpo (talvez no século XVII) o restaurador usou um solvente impróprio e as sobrancelhas se dissolveram para sempre. Isto serve como uma alerta para o máximo cuidado que os restauradores devem ter.
Janelas da alma: Será que olhos de Mona Lisa, como já se disse com freqüência expressam uma sabedoria sobrenatural? O próprio Leonardo descreveu o olho como "a janela do corpo humano, através da qual ele se espelha o seu caminho e traz para o nosso desfrute a beleza do mundo, pela qual a alma se contenta em ficar na sua prisão humana"
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Sorriso enigmático: Os olhos de Mona Lisa atraem suas respectivas paisagens. Esse jogo visual de atrações opostas se encontra no centro de Mona Lisa e faz com que o olho veja um ligeiro temor nos cantos da boca. É este temor que dá impressão de que ela está prestes a irromper num sorriso mais aberto.
Mangas: As mangas foram pintadas num estilo nítido e bem definido, com contornos fortes, coerente com o estilo dos trabalhos anteriores de Leonardo. Contudo o pano sobre o ombro de Mona Lisa foi pintado num estilo muito suave, semelhante o das obras posteriores do artista. Isso sugere que Leonardo trabalhou neste quadro por um considerável período de tempo; é possível que só tenha concluído o quadro em 1510.
Cadeira de braços: O braço da cadeira , quase paralelo ao da pintura, realça a suave curva das costas e da cabeça.
Curvas intrincadas: O vestido tem um complexo bordado de nós e laçadas. Leonardo era fascinado por desenhos assim, que já foram alvos de muitas interpretações engenhosas. Se este desenho tem algum significado, ainda é um mistério, e portanto combina bem com o espirito de Mona Lisa.
Paisagem Rochosa: A paisagem rochosa é um elemento muito apreciado por Leonardo, que o utilizou com freqüência. Ele tinha especial fascínio pelo movimento das águas.
Contornos esfumaçados: Os cachos de cabelo caindo levemente sobre o ombro direito de Mona Lisa se fundem com as rochas e o ombro esquerdo na linha de um distante aqueduto. O contorno esfumaçado que se mescla com o misterioso fundo dá ambigüidade ao clima e cria a ilusão de movimento, que dá a este quadro uma estranha sensação de vida.
Colunas: A forma estranha no canto do quadro não tem nenhum objetivo aparente, e há outra do lado oposto do quadro. Contudo, elas mostram que a pintura originalmente era ladeada de colunas dos 2 lados, para reforçar a ilusão de que Mona Lisa esta sentada num balcão. O painel original foi cortado de ambos os lados e as colunas retiradas.
Belas mãos: Um dos trunfos do quadro é o belíssimo formato das mãos. As mãos estão completamente relaxadas, acentuando assim a suave majestade da figura representada.
Cores sombrias: A pele tem uma coloração esverdeada, causada pela limpeza exagerada. Contudo, Leonardo utilizava cores muito mais sombrias do que seus contemporâneas
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