Perspectiva na arte: Esta técnica que nós tão facilmente utilizamos hoje em dia é uma descoberta relativamente recente na história artística.
Antes do século 14 poucas ou nenhumas tentativas foram feitas para descrever realisticamente o mundo tridimensional na arte da maneira em que estamos acostumados a vê-lo.
A ARTE ANTES DA PERSPECTIVA
arte antes da perspectivaA arte dos períodos bizantino, medieval e gótico foi rica e bonita. Mas na representação das imagens não se notava nenhum esforço para criar a ilusão de profundidade e espaço.
Os mestres italianos Giotto (c. 1267-1337) e Duccio (c. 1255-1260 – C 1318-1319) começaram a explorar a ideia de profundidade e de volume em sua arte.
Em certa forma poderíamos lhes dar o credito de terem introduzido uma forma primitiva de perspectiva. Isto foi mediante a utilização de sombra com grande efeito para criar uma ilusão de profundidade. Mas ainda estavam longe de ser o tipo de perspectiva que estamos acostumados a ver na arte de hoje.
Exemplo disto podemos observar na pintura “O Chamamento dos Apóstolos” de c.1308-1311 por Duccio di Buoninsegna.
A PRIMEIRA PERSPECTIVA
A primeira perspectiva do realismo florentinoA primeira imagem conhecida por fazer uso da perspectiva linear foi criado pelo arquiteto florentino Fillipo Brunelleshi (1377-1446).
Este quadro que foi pintado em 1415, descreve o Batistério de Florença a partir do portão da frente da catedral inacabada.
O sistema de perspectiva linear projecta a ilusão de profundidade em um plano bidimensional pelo uso de “pontos de fuga” para a qual todas as linhas convergem ao nível dos olhos, no horizonte.
Logo após a pintura de Brunelleshi, o conceito pegou e muitos artistas italianos começaram a usar a perspectiva linear em suas pinturas.
Masaccio (1401 – 1428) foi o primeiro grande pintor e artista do período renascentista que demonstrou controlo total das novas regras de perspectiva. As figuras em suas pinturas têm volume e os edifícios e paisagens realistas recuam na distância, como pode ser observado na sua pintura “The Tribute Money” c.1426-27 Fresco, na capela Brancacci em Florença.
Masaccio é visto a partir desse momento como o iniciador do novo estilo do Realismo florentino.
PERSPECTIVA NO RENASCIMENTO
Perspectiva no renascimentoAté o final do século 15, os artistas já estavam no comando total da perspectiva na arte e foram capazes de criar em suas obras um mundo belo e realista.
Os grandes pintores da época utilizavam então o sistema criado pela primeira vez por Brunelleschi para conseguir este efeito maravilhoso.
Subjacente a estas mudanças no método artístico e no uso de perspectiva, estava um renovado desejo de retratar a beleza da natureza. Artistas e obras de Leonardo, Michelangelo, Rafael, Botticelli, Donatello e Ticiano representaram esta época e foram seguidos e imitados também por outros artistas.
Os desenvolvimentos não se limitaram a Itália. Na Holanda, uma cultura artística particularmente vibrante foi desenvolvida com o trabalho de Hugo van der Goes e Jan van Eyck tendo especial influência sobre o desenvolvimento da pintura na Itália e particularmente estilística em termos de naturalismo na representação.
Na figura podemos observar a obra “Escola de Atehnas” de Raphael da época c.1510-11. Fresco localizado no Vaticano.
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PERSPECTIVA NA ARTE. CONSOLIDAÇÃO DA TÉCNICA.
Perspectiva na arteDurante os próximos cinco séculos, o sistema de perspectiva de Brunelleschi foi usada para criar a ilusão de profundidade no plano de imagem e foi utilizada como a base da grande arte da cultura ocidental.
Os pintores barrocos (cerca de 1600-1750), nomeadamente Caravaggio, Annibale Carracci, Gian Lorenzo Bernini, Rubens, Rembrandt, Velázquez e Vermeer usaram este sistema hoje em dia estabelecido, em milhares de abordagens variadas, assim como os pintores neoclássico (1750-1850).
rafaela7745
Perspectiva na arte: Esta técnica que nós tão facilmente utilizamos hoje em dia é uma descoberta relativamente recente na história artística.
Antes do século 14 poucas ou nenhumas tentativas foram feitas para descrever realisticamente o mundo tridimensional na arte da maneira em que estamos acostumados a vê-lo.
A ARTE ANTES DA PERSPECTIVA
arte antes da perspectivaA arte dos períodos bizantino, medieval e gótico foi rica e bonita. Mas na representação das imagens não se notava nenhum esforço para criar a ilusão de profundidade e espaço.
Os mestres italianos Giotto (c. 1267-1337) e Duccio (c. 1255-1260 – C 1318-1319) começaram a explorar a ideia de profundidade e de volume em sua arte.
Em certa forma poderíamos lhes dar o credito de terem introduzido uma forma primitiva de perspectiva. Isto foi mediante a utilização de sombra com grande efeito para criar uma ilusão de profundidade. Mas ainda estavam longe de ser o tipo de perspectiva que estamos acostumados a ver na arte de hoje.
Exemplo disto podemos observar na pintura “O Chamamento dos Apóstolos” de c.1308-1311 por Duccio di Buoninsegna.
A PRIMEIRA PERSPECTIVA
A primeira perspectiva do realismo florentinoA primeira imagem conhecida por fazer uso da perspectiva linear foi criado pelo arquiteto florentino Fillipo Brunelleshi (1377-1446).
Este quadro que foi pintado em 1415, descreve o Batistério de Florença a partir do portão da frente da catedral inacabada.
O sistema de perspectiva linear projecta a ilusão de profundidade em um plano bidimensional pelo uso de “pontos de fuga” para a qual todas as linhas convergem ao nível dos olhos, no horizonte.
Logo após a pintura de Brunelleshi, o conceito pegou e muitos artistas italianos começaram a usar a perspectiva linear em suas pinturas.
Masaccio (1401 – 1428) foi o primeiro grande pintor e artista do período renascentista que demonstrou controlo total das novas regras de perspectiva. As figuras em suas pinturas têm volume e os edifícios e paisagens realistas recuam na distância, como pode ser observado na sua pintura “The Tribute Money” c.1426-27 Fresco, na capela Brancacci em Florença.
Masaccio é visto a partir desse momento como o iniciador do novo estilo do Realismo florentino.
PERSPECTIVA NO RENASCIMENTO
Perspectiva no renascimentoAté o final do século 15, os artistas já estavam no comando total da perspectiva na arte e foram capazes de criar em suas obras um mundo belo e realista.
Os grandes pintores da época utilizavam então o sistema criado pela primeira vez por Brunelleschi para conseguir este efeito maravilhoso.
Subjacente a estas mudanças no método artístico e no uso de perspectiva, estava um renovado desejo de retratar a beleza da natureza. Artistas e obras de Leonardo, Michelangelo, Rafael, Botticelli, Donatello e Ticiano representaram esta época e foram seguidos e imitados também por outros artistas.
Os desenvolvimentos não se limitaram a Itália. Na Holanda, uma cultura artística particularmente vibrante foi desenvolvida com o trabalho de Hugo van der Goes e Jan van Eyck tendo especial influência sobre o desenvolvimento da pintura na Itália e particularmente estilística em termos de naturalismo na representação.
Na figura podemos observar a obra “Escola de Atehnas” de Raphael da época c.1510-11. Fresco localizado no Vaticano.
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PERSPECTIVA NA ARTE. CONSOLIDAÇÃO DA TÉCNICA.
Perspectiva na arteDurante os próximos cinco séculos, o sistema de perspectiva de Brunelleschi foi usada para criar a ilusão de profundidade no plano de imagem e foi utilizada como a base da grande arte da cultura ocidental.
Os pintores barrocos (cerca de 1600-1750), nomeadamente Caravaggio, Annibale Carracci, Gian Lorenzo Bernini, Rubens, Rembrandt, Velázquez e Vermeer usaram este sistema hoje em dia estabelecido, em milhares de abordagens variadas, assim como os pintores neoclássico (1750-1850).
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