Questão 1: As mudanças que acontecem por causa da tecnologia são inevitáveis, e isso atinge, também,

a produção artística. A respeito desse assunto, assinale a opção correta. * (A) Artesanato e arte reciclagem representam um tipo de arte destinada a museus consagrados. (B) A utilização da tecnologia virtual na produção de arte tem aceitação somente nas redes sociais e nos ambientes virtuais. (C) A arte criada com materiais simples é considerada um tipo de produção inferior. (D) Vídeo-arte e arte computacional são exemplos de arte produzida a partir das novas tecnologias. (E)A obra produzida a partir das novas tecnologias não é aceita como obra de arte nas exposições de arte contemporânea. Questão 2: A leitura de uma imagem de obra de arte torna-se significativa ao sujeito quando ele: * (A) Enfoca apenas certos detalhes formais e os analisa tecnicamente. (B) Considera apenas seu ponto de vista em sua análise. (C) Identifica o que o artista quis representar na obra. (D) Estabelece relações entre o objeto de leitura e suas experiências. (E) Interpreta a imagem, copiando-a. Questão 3: ARTE TEATRAL. Define-se como encenação * (A) a manipulação de um conjunto de materiais e fatores pelos quais uma peça escrita se transforma em espetáculo. (B) o fenômeno psíquico primitivo e elementar da vida consciente provocado pela ação de um estímulo atual sobre um dos órgãos dos sentidos. (C) o encontro performativo do público com o intérprete. (D) a sucessão de imagens que tem como principais elementos, a harmonia, a melodia e o ritmo. (E) elemento decisivo a serviço do espetáculo que deve articular-se com o sentido geral da peça, sem sufocá-lo nem se transformar num foco de atenção à parte. Questão 4: ARTE DO TEATRO. O teatro, no tempo do Brasil Colonial, era utilizado pelos jesuítas como forma de catequização. Era a forma de eles imporem sua cultura e sua religião aos “índios” nativos brasileiros. Diante desse fato, o teatro * (A) sempre foi entretenimento, ou seja, tem função de divertir as pessoas. (B) é apenas uma forma didática de passar conhecimentos. (C) como qualquer arte, pode estar ligado diretamente ou indiretamente à política. (D) até hoje é utilizado como forma de catequização em geral. (E) não se sabe ao certo sua origem, mas serve para doutrinação em geral. Questão 5: LEIA A AFIRMAÇÃO ABAIXO: A arte vivencial não acontece apenas em artes visuais. A proposta de teatro do artista Augusto Boal (1931-2009) dizia que todo espectador pode ser ator. Segundo Boal, nada está pronto e acabado, ao contrário: tudo está por se fazer. Em que contexto essa ideia de fazer teatro melhor se enquadra? * (A) Na proposta do antigo teatro grego, onde os atores se apresentavam em anfiteatros e o público assistia. (B) No antigo teatro de catequese, doutrinal que era realizado pelos jesuítas, de form dinâmica e participativa. (C) Na arte contemporânea que compreende a arte vivencial como forma fundamental de inserção do público à obra de arte. (D) No teatro popular de bonecos e no teatro de sombras em que o público pode refletir sobre a arte. (E) Na arte moderna, que compreende a arte vivencial como forma de inserir atores e público como espectadores de uma peça bem estruturada. Questão 6: LEIA COM ATENÇÃO: A improvisação no teatro pode acontecer em razão de um problema que surge na hora do espetáculo, mas há companhias de teatro em que a improvisação faz parte da técnica e da concepção cênica adotada na criação da peça. Sobre improvisação, assinale a alternativa que melhor a define. * (A) É um recurso de encenação rígido e previamente calculado pelos atores. (B) É tudo que consta no cenário: objetos e iluminação. (C) É um recurso de encenação teatral que tem como base a espontaneidade. (D) O recurso da improvisação é regra obrigatória numa peça teatral. (E) O recurso da improvisação é regra rigorosa nas peças tradicionais. Questão 7: O Centro do Teatro do Oprimido (CTO), sob a direção artística de Augusto Boal, desenvolveu um método teatral, aplicado sob a forma das técnicas Teatro-Fórum e Teatro Legislativo. A partir dessa afirmativa responda: * (A) Grupos profissionais reúnem-se para traduzir, por meio de uma encenação teatral, problemas que os afligem em seu cotidiano. (B) Grupos populares, previamente organizados ou não, reúnem-se para, por meio de encenação teatral, traduzir problemas que os afligem em seu cotidiano. (C) ONGs contratam um grupo de teatro profissional para, por meio de uma encenação teatral, traduzir problemas que as afligem em seu cotidiano. (D) ONGs reúnem-se no Fórum Social Mundial para discutir, por meio de uma encenação teatral, problemas que afligem as populações mundiais. (E) Grupos profissionais que escolhem populares para atuarem em peças teatrais tradicionais, aprendendo com artistas consagrados.

RESPONDER

Sabrinabrandao está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.