Roma cresceu como uma cidade monumental, representativa: capital de um imenso império, era a solene imagem

da autoridade do estado. Marque a opção que não corresponde a esta afirmação: a) Se a arte é coisa de outros povos, e estes foram subjugados, as obras de arte levadas a Roma como despojos de guerra, tornam-se troféus de vitória. Expostas no foro, são claros testemunhos do valor romano, documentos da história da pátria - Tese defendida por Cícero.

b) Ressalta-se a tendência romana de atribuir às formas arquitetônicas, assumidas como símbolos de estabilidade e duração, a função de representar os grandes valores ideológicos sobre os quais se funda o Estado.

c) “Monumento, conceito essencial para toda a arquitetura romana, liga-se à vontade de estabelecer uma relação concreta entre o passado histórico, o presente e o futuro, manifestando em formas sensíveis e imperecíveis a eternidade (perenidade) daqueles valores ideológicos. (“monumentum aere perennius” Horácio)

d) No campo da forma construtiva a contribuição romana é vasta e profundamente inovadora. Ainda que a arquitetura romana atinja largamente a experiência helenística, com sua espacialidade aberta e articulada, ela também elabora e desenvolve uma concepção própria, profundamente original do espaço e da forma construtiva. A forma-base da arquitetura romana é o arco.

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