Senta-se entre o erudito e o popular na região de Minas Gerais, uma separação entre cultura popular (artes

mecânicas) e erudita (artes liberais) e marcada pela elite colonial, que teme como exemplo os valores europeus, o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas : Aventureiros portugueses ou degradados, negros e índios. O Aleijadinho, unindo a sofisticação da arte erudita com a compreensão do artista popular, consegue tornar essa característica desse momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial. MAJORA, C. BrHistória, n. 3. março. 2007. Adaptado No Seculo XVII à arte brasileira, mais especificamente a Minas Gerais, apresenta uma valorização da técnica e um estilo único, incluindo dois materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que eu identifico: A) do emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos representados.
B) do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.
C) da utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização e linearidade representacional.
D) da observação e da cópia detalhada do objeto representado e do emprego de materiais disponíveis na região.
E) da utilização de materiais disponíveis no Brasil e da interpretação idealizada e linear dos objetos representados.

1 Resposta

  • mariaeduardadeolivei

    A indagação faz referencia ao uso de recursos dos materiais que estão disponíveis no local bem como também da interpretação formal com as características próprias da época.

    Isso acontece porque como o próprio texto apresentado na indagação para nós deixa claro que, o aleijadinho foi simplesmente capaz de unir o que é chamado de erudito com o conhecido como popular, na mesma proporção em uma mescla de uma arte erudita que foi executada, feita, aplicada sob uma artífice popular.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.