Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhad

o, telhado ecológico, são vários os nomes dados para esse sistema construtivo tão utilizado pelos admiradores da arquitetura sustentável. Apesar do tema estar em voga, não se trata de uma técnica recente, a sua prática data da época da Babilônia, com certeza você já ouviu falar nos seus famosos Jardins Suspensos. Também foram muito utilizados nos anos 20 na arquitetura moderna. O terraço jardim era um dos 5 pontos fundamentais da nova arquitetura, segundo Le Corbusier. No Brasil, o mais importante exemplo desse movimento é o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de janeiro (Figura 1).

SustentArqui. Vantagens e desvantagens de um telhado verde. 12 fev. 2014. Disponível em:< https://bit.ly/2TsoqG2>. Acesso em: 28 fev. 2019.



Figura 1

telhado verde

Figura 1. Terraço Jardim do Palácio Gustavo Capanema projetado por Burle Marx. Disponível em: . Acesso em 28 fev. 2019.

A respeito dos telhados verdes, assinale a alternativa que apresenta corretamente suas características.

Alternativas:

a)
São coberturas vegetais que além de absorverem a água das chuvas, auxiliam na redução das ilhas de calor e contribuem para a biodiversidade, pois proporcionam moradia para insetos, aves e animais.

b)
Utilizados para acomodar o excesso das águas provenientes das chuvas, evitando inundações e auxiliando na purificação das mesmas. Substituem os piscinões, alternativas da drenagem tradicional.

c)
Consistem em depressões lineares vegetadas que captam e purificam as águas das chuvas (Fig. 3.31), conduzindo-as até jardins de chuva ou sistemas tradicionais para que haja a retenção da água.

d)
São jardins de chuva adaptados a espaços menores, compostos de pequenos canteiros e jardineiras que captam as águas pluviais de calhas e canos. Podem ser usados em residências e edifícios.

e)
Colocados ao lado de pisos, são localizados em nível mais baixo que essas pavimentações e têm aditivos adicionados ao solo que permitem aumentar sua porosidade para absorção e filtragem da água.

5)
No centro da cidade Alfa, o prefeito decidiu construir uma praça para oferecer atividades de cultura e lazer para a população. O problema é que a área para o projeto, fica num terreno acidentado, com aclives e declives, além disso, o local é cortado por um córrego. Sua empresa de paisagismo fechou contrato com o prefeito e deverá apresentar a proposta em breve.



Considerando as condições apresentadas, analise as afirmativas a seguir:



I. Para realizar o projeto de paisagismo é preciso passar por várias etapas: o estudo preliminar, programa de necessidades, zoneamento funcional e plano de massas.

II. Em áreas acidentadas é inviável a implantação de um projeto paisagístico de uma praça, sendo necessário cancelar o projeto com a prefeitura.

III. Para preservar o córrego d’água e usufruir do local, recomenda-se a utilização de arbóreas e arbustos as margens do mesmo.

IV. Forrações e gramados são indicados para as áreas de lazer, e recomenda-se a utilização de cercas vivas para separar os ambientes.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
II, III e IV, apenas.

b)
I, III e IV, apenas.

c)
I, II e III, apenas.

d)
I, II e IV, apenas.

e)
I, II, III e IV.

RESPONDER

Juliagebrim está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.