(UEL - Adaptada) Com base nos conhecimentos sobre a vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil (1816-1840),

é incorreto afirmar: A O grupo de artistas franceses congregou esforços para fortalecer a arte acadêmica no Brasil e desenvolver temáticas relativas ao nacionalismo, destacando, especialmente, heróis da nossa história. B Afastados da mentalidade elitista da Corte instalada no Brasil, os artistas franceses, especialmente os arquitetos como Granjean de Montigny, ressaltarão os traços populares ou nativistas das construções. C Os artistas recém-chegados eram renomados no ambiente artístico europeu e souberam moldar seus discípulos, como Araújo Porto Alegre, para um formalismo tecnicista, observando e retratando momentos importantes da história brasileira. D A contratação de uma missão de artistas franceses, como Nicolas Antoine Taunay e Jean Baptiste Debret, trouxe para o ambiente brasileiro as doutrinas estéticas e os conceitos artísticos de origem antropocentrista. E O prolongamento, até o período republicano, de uma expansão acadêmica da pintura, aproximou os artistas franceses e brasileiros, influenciados pelos debates ocorridos na Europa dos movimentos neoclássico e romântico.

1 Resposta

  • Alexandre

    1 O realismo surgiu na segunda metade do século 19. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica.

    2 A Missão Artística Francesa foi um grupo de artistas e artífices franceses que, deslocando-se para o Brasil no início do século XIX, revolucionou o panorama das Belas-Artes no país introduzindo o sistema de ensino superior acadêmico e fortalecendo o Neoclassicismo que ali estava iniciando seu aparecimento.

    3 Historicamente, além da importância da Missão Artística Francesa como fundadora do ensino formal de artes no Brasil, pode-se dizer que durante o tempo em que esses artistas permanecem no país, dentro ou não da Academia, eles ajudam a fixar a imagem do artista como homem livre numa sociedade de cunho burguês e da arte como ação cultural leiga no lugar da figura do artista-artesão, submetido à Igreja e seus temas, posição predominante nos séculos anteriores.

    4 Jean-Baptiste Debret ou De Bret (Paris, 18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848), foi um pintor, desenhista e professor francês. Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou.

    5 Os elementos clássicos que seduziram a Arte do século XIX, na Europa, encantaram também o Brasil. Na poesia de Silva Alvarenga (1749-1814), do Arcadismo, o interesse pela Antiguidade fica claro na referência que faz, o poeta, a termos do período.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.