Vestimentos típicos de porto rico

1 Resposta

  • Tay

    Traje Rico Feminino

    A tradicional saia rica é tecida no tear manual com barra bordada, bordado este muito trabalhado, e cobrindo grande parte inferior da saia, o seu avental também é de tecido grosseiro de lã de tear e muito bordado, em contraste com a saia, as cores da saia e do avental são bastante garridas, passando pelo azul e rosa, vermelho e azul, rosa e azul ou azul e vermelho.

    A camisa é de linho branco com pequenas pregas e bordada a azul, o lenço é geralmente da cor do bordado da saia, as galochas (chinelas típicas) neste traje são de madeira e pano bordado. Neste traje utiliza-se também as típicas meias de renda e como roupa interior o saiote e o calção de pano branco ornados com rendas e entremeios brancos.

    Traje Remediado Feminino

    A tradicional saia é de tecido grosseiro de lã, tecida no tear manual com barra também bordada, embora mais simples, o seu avental também ele tecido no tear e bordado a condizer com a saia.

    A camisa é de linho branco com pregas, as suas galochas de madeira e couro, o lenço ora liso da cor do bordado da saia ou ainda garrido entrelaçado a condizer com as cores das saias. Na roupa interior utilizava-se o saiote e calção de pano branco ornado com rendas e entremeios brancos e meias brancas de renda.

    Traje Pobre Feminino

    A tradicional saia é de tecido grosseiro de lã, tecida no tear manual embora mais rústica com barras simples, somente riscas, o seu avental igual também ele com riscas na parte inferior como a saia, a camisa de linho branco com pregas, as suas galochas de madeira e couro, o lenço sempre cruzado pela frente com cores muito garridas e com tons a condizer com a saia, bem ao gosto campesino, o saiote e o calção de pano branco ornado com rendas e entremeios branco.

    Traje de Trabalho Feminino

    Este fato é constituído por uma saia de chita com cores garridas, avental a condizer, camisa branca, lenço cruzado à frente e algibeira do mesmo tecido da saia e um chapéu de palha.

    Traje Rico Masculino

    O tradicional fato de fazenda grosseira castanha, tecida no tear manual composto por calças e casaca (jaleque), a casaca leva na beira um remate preto e nos braços uns botões de cores vivas, e estes eram consoante a condição social mesmo dentro do nível dos camponeses abastados, chapéu de feltro azul escuro por fora e vermelho por dentro com abas compridas sobre as costas, as típicas botas de couro preto com bordo superior nas pernas de barra vermelha, a sua camisa de linho branco bordado a azul e com pregas na qual a mulher punha todo o seu esmero, pois esta tinha muito orgulho no bordado da camisa que o marido usava, este traje era usado pelos camponeses abastados do campo, e nunca pelos nobres ou burgueses.

    Traje de Trabalho de Camponês Remediado de finais do séc. XIX

    Calças de tecido grosseiro de lã e camisa de linho branco, calçando alpicartas (sandálias típicas) e carapuça de lã na cabeça.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.