1) é a metodologia da pesquisa que norteará o desenvolvimento de um trabalho científico e, assim, dará

1)
é a metodologia da pesquisa que norteará o desenvolvimento de um trabalho científico e, assim, dará qualidade e confiabilidade ao mesmo. uma pesquisa científica pode ser classificada de diversas formas, as mais usuais são a pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e causal. dessa forma, relacione qual ordem correta da descrição dos seguintes tipos de pesquisa:

i – pesquisa bibliográfica

ii – pesquisa exploratória

iii – pesquisa descritiva

iv - pesquisa causal

( ) esse tipo de pesquisa procura realizar uma descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.

( ) é aquela na qual é realizado um estudo teórico de todo o conteúdo pesquisado. então, é feita a leitura de diversos livros e artigos relacionados com o assunto, buscando, assim, formar um arquivo único com os principais pontos sobre o tópico em estudo.

( ) este tipo de pesquisa procura identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos, ou seja, busca verificar qual a causa da ocorrência de determinados fenômenos.

( ) este tipo de pesquisa é mais aplicado aos estudos em áreas pouco conhecidas, as quais não há muito conhecimento acumulado em livros, artigos ou revistas. faz-se necessário uma maior exploração para que se possa definir futuros temas de pesquisa.

alternativas:

a)
iii – i – iv – ii.
b)
i – ii – iii – iv.
c)
iv – ii – i – iii.
d)
iii – iv – ii – i.
e)
ii – iii – i – iv.
2)
existe a aplicação da simulação empresarial, que permite aos participantes simularem, em ambientes planejados, como seria a realidade de uma determinada empresa ou negócio. nesse sentido, quais as sentenças abaixo são verdadeiras, segundo kopittke (1992, p. 12), acerca desse tipo de simulação:

i - favorece a aprendizagem de conceitos gerais a partir de referenciais concretos.

ii – não permite a liberdade para exploração de ideais e não abre espaço para a criatividade.

iii - este procedimento oferece a oportunidade para que se aprenda pela experiência, sem se pagar o preço que resultaria de decisões errôneas tomadas na vida real.

iv - o jogo de empresas se fundamenta em um modelo matemático, dessa forma, não é possível simular uma situação de negócios, permitindo assim, jogar com referenciais mais concretos.

v - são apresentados quadros evolutivos com sucessivas alterações de cenários orientados pelo animador do jogo.

alternativas:

a)
apenas i, ii e iii.
b)
apenas ii, iv e v.
c)
apenas i, iii e v.
d)
apenas iii, iv e v.
e)
apenas i, ii e iv.
3)
em cada pesquisa, deverá ser utilizada uma técnica para a coleta dos dados, dessa forma, preencha as lacunas no texto abaixo com as seguintes técnicas de coleta de dados: observação, entrevista e questionário.

a é aquela que há uma maior interação com o pesquisado, proporcionando ao pesquisador a imediata captação de dados; pode ser estruturada com perguntas previamente planejadas e, no momento, são apenas realizadas de acordo com o roteiro. ou pode ser não estruturada, na qual o pesquisador age livremente, dentro do foco da pesquisa, fazendo questionamentos sobre o tema pesquisado. a é a técnica na qual o pesquisador observa a população ou fenômeno em estudo e analisa suas ocorrências, podendo ser observação participante, não participante e participante ativo. o é muito utilizado por facilitar o acesso a um grande número de pessoas. essa forma de pesquisa é mais rápida e econômica, uma vez que não haveria necessidade de deslocar um pesquisador para executar a pesquisa. bastaria disponibilizá-lo por e-mail, site na internet ou correio, e o participante da pesquisa o responderia e enviaria de volta ao pesquisador.

alternativas:

a)
observação – questionário – entrevista.
b)
entrevista – questionário – observação.
c)
questionário – observação – entrevista.
d)
entrevista – observação – questionário.
e)
observação – entrevista – questionário.
4)
segundo berto (2009, p. 4 e 5), o jogo de empresas desenvolve habilidades, amplia conhecimentos e identifica soluções, nesse sentido, de acordo com ele, assinale abaixo o que não são qualidades empresariais obtidas pelos participantes dos jogos de empresas.

alternativas:

a)
planejamento, negociação, liderança, organização, administração do tempo e recursos disponíveis.
b)
negociação, liderança, organização e aprender a identificar as soluções mais adequadas para cada situação.
c)
integração do conhecimento científico, adquirido ao longo do curso com a vivência de uma simulação empresarial e ampliação do conhecimento.
d)
desenvolve habilidades para elaboração de estratégias, liderança e organização.
e)
agrega conhecimento prático, pois permite que os participantes dos jogos de empresas vivenciem presencialmente na empresa todos os resultados de suas ações.

1 Resposta

  • Mickablack

    1-A; 2-C; 3-D; 4-E; 5-B

Clique aqui para adicionar a sua resposta.