1) Já na corrente do , de acordo com Marion e Iudícibus (2009), tratava-se de uma corrente doutrinária

1)
Já na corrente do , de acordo com Marion e Iudícibus (2009), tratava-se de uma corrente doutrinária que se pautava no estudo do controle econômico da azienda, e se preocupava mais em saber o significado das contas, bem como a sua verdadeira expressão em meio aos estudos contábeis, do que necessariamente com a sua forma de apresentação.

Assinale a resposta CORRETA:

Alternativas:

a)
Patrimonialismo

b)
Contismo

c)
Regionalismo

d)
Controlismo

e)
Materialismo

2)
O desenvolvimento da contabilidade gerencial associado ao “Culto ao Usuário” com uma grande “Grande ênfase em Auditoria”. São características fortemente manifestadas na escola da contabilidade:

Assinale a Resposta Correta:

Alternativas:

a)
Italiana

b)
Internacional

c)
Aziendalista

d)
Estadunidense

e)
Regionalista

3)
Uma das correntes de pensamento contábil foi o contismo.

Considere as seguintes afirmações sobre as características que fundamentaram esta escola, emarque (V) verdadeiro e (F) Falso:

( ) partia da premissa que o patrimônio da entidade deveria estar dissociado (separado) do patrimônio de seu proprietário

( ) Foi uma das primeiras linhas a surgirem no pensamento contábil.

( ) O modelo de contabilização restringia-se a: CONTA DEVEDORA: Bens e Direitos da Empresa e CONTA CREDORA : Obrigações da Empresa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
F – V – V

b)
V – V – V

c)
V - F - F

d)
F - F – F

e)
V – V – F

4)
O “aziendalismo” entendia que a empresa e a instituição seriam o objeto de estudo da contabilidade. Segundo os autores as aziendas se classificavam em aziendas sociais; aziendas econômico-sociais; e aziendas econômicas. Em qual destas entidades que necessariamente visavam lucro?

Assinale a resposta correta:

Alternativas:

a)
Aziendas sociais.

b)
Aziendas econômico-sociais.

c)
Aziendas econômicas.

d)
Aziendas públicas

e)
Apenas as aziendas sociais e as aziendas econômicas-sociais.

1 Resposta

  • carolinegigi

    1) letra D = Controlismo

    2) letra D = Estadunidense

    3) letra B = V -V - V

    4) letra C = Aziendas econômicas

    Explicação:

    1) A corrente do “controlismo”, de acordo com Iudicibus et al. (2009), tratava-se  de uma corrente doutrinária, que se pautava no estudo do controle econômico da  azienda.

    2) Características das Escola Estadunidense: Culto ao usuário : Atender às necessidades do usuário da informação contábil.

    Grande ênfase em auditoria: Os usuários externos precisavam de uma segurança sobre  aquilo que se havia contabilizado. Mercado de ações.

    3) Uma das primeiras linhas a surgirem no pensamento  contábil foi o “contismo”. Trata-se de uma corrente que partia da premissa de que  o patrimônio da entidade deveria estar dissociado (separado) do patrimônio de seu  proprietário. Outro ponto característico desta corrente era que, basicamente, o  modelo de contabilização restringia-se a: CONTA DEVEDORA: Bens e Direitos da Empresa e CONTA CREDORA : Obrigações da Empresa

    4) as aziendas classificam-se em: aziendas sociais (entidades sem fins lucrativos); aziendas econômico-sociais (entidades sociais  que buscam prestar serviços, benefícios etc.); e aziendas econômicas (entidades que  necessariamente visam ao lucro)

Clique aqui para adicionar a sua resposta.