1) na estrutura do estado absolutista na frança no século xviii, havia três estados: i - o primeiro estado

1) na estrutura do estado absolutista na frança no século xviii, havia três estados:

i - o primeiro estado que era representado pelo clero. seus integrantes eram isentos de pagar os impostos.

ii - o terceiro estado que era representado pela burguesia, que se dividia entre comerciantes, banqueiros, empresários e trabalhadores urbanos e os camponeses, totalizando a grande maioria da população.

iii - o primeiro estado que era representado pela burguesia, que se dividia entre comerciantes, banqueiros, empresários e trabalhadores urbanos e os camponeses, totalizando a grande maioria da população.

iv- o segundo estado que era representado pela nobreza ou aristocracia francesa. seus integrantes também pagavam impostos e não tinham acesso a cargos públicos;

v - o terceiro estado que era representado pelo clero. seus integrantes eram obrigados a pagar os impostos.

estão corretas:

alternativas:

a)
i e ii.

b)
i, ii e iv.

c)
iii e iv.

d)
ii, iii e iv.

e)
i, iv e v.

2)
há uma diferença de valor entre o que o trabalhador produz e o que ele recebe como pagamento pela venda de sua capacidade de produzir. esse valor é um valor a mais que garante o lucro e também é a fonte de riqueza dos capitalistas. essa diferença é chamada por karl marx de:

alternativas:

a)
acerto.

b)
mais-valia.

c)
menos-valor.

d)
desacerto.

e)
terceirização.

3)
no final do século xviii e durante todo o século xix, aconteceu a revolução industrial, que provocou mudanças nas formas de produção e na vida das pessoas. sobre a revolução industrial, assinale (v) verdadeiro ou (f) falso.

( ) a primeira revolução industrial ocorreu na alemanha, que possuía condições estáveis de transporte e uma classe social que era a nobreza, bem diferente dessa mesma classe na inglaterra.

( ) a revolução industrial iniciou com o algodão e caracterizou-se pela substituição do trabalho manual e artesanal, pela produção através das máquinas e fábricas, melhorando a eficácia da produção, a rapidez e o custo da produção dos produtos.

( ) a segunda etapa da revolução industrial se deu com inovações industriais com relação ao emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos.

( ) a terceira etapa da revolução é considerada, por muitos estudiosos, como os avanços tecnológicos dos séculos xx e xxi, tais como o computador, o fax, a engenharia genética, o celular, entre tantos outros.

a ordem correta do verdadeiro ou falso é:

alternativas:

a)
v, v, v, v.

b)
f, v, v, v.

c)
v, v, f, f.

d)
f, v, f, v.

e)
f, f, v, v.

4)
max weber procurou explicar a dominação (entre grupos ou indivíduos) a partir de um questionamento acerca dos princípios que orientam a ação da dominação. ele discrimina três tipos gerais de dominação legítima, ou seja, aceitos socialmente e validados em diferentes sociedades. esses três tipos são:

alternativas:

a)
dominação habitual, dominação cativante e dominação jurídica.

b)
dominação corriqueira, dominação simpática e dominação permitida.

c)
dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal.

d)
dominação lendária, dominação influente e dominação regular.

e)
dominação proverbial, dominação atraente e dominação assegurada.

5)
para émile durkheim, o fator de coesão de sociedades consideradas por ele "primitivas", é um processo de conexão por semelhanças entre pessoas em que a ideia de indivíduo é pouco importante ou ausente.

esse processo foi chamado por durkheim de:

alternativas:

a)
solidariedade mecânica.

b)
solidariedade anônima.

c)
solidariedade orgânica.

d)
solidariedade atômica.

e)
solidariedade biônica.

RESPONDER

Ruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.