4) Não há fórmulas para ativar nosso lado criativo. As fases ou estágios que culminam na produção

4)
Não há fórmulas para ativar nosso lado criativo. As fases ou estágios que culminam na produção criativa têm sido a preocupação de muitos estudiosos, porém, um ponto em comum entre esses estudos é que nenhum dos pesquisadores acredita que a criatividade aparece subitamente, como se fosse um estalo, uma inspiração divina ou momento de sorte.

(I) Nosso processo criativo deve ser programado para que possamos contar com ele sempre que precisarmos.

Porque

(II) Os estudiosos enfatizam a grande necessidade de um esforço mental concentrado sobre o tema ou problema em questão para a busca de uma solução criativa.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
A afirmativa I complementa a afirmativa II.

b)
A afirmativa II complementa a afirmativa I.

c)
A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é a verdadeira.

d)
A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.

e)
As afirmativas I e II são falsas.

5)
Esta técnica foi criada pelo publicitário Osborn em 1953. Ela também é conhecida pelo nome de "tempestade de ideias".

Estamos nos referindo a qual técnica para direcionar a criatividade?

Alternativas:

a)
Brainwriting.

b)
Brainstorming.

c)
Geração de Conceitos.

d)
Synecticos.

e)
Moodboard.

6)
O painel semântico/moodboard é um recurso que acrescenta muito ao resultado final de uma pesquisa.

I. O moodboard é uma estratégia visual cuja habilidade está em direcionar as ideias que surgem durante a consolidação de um projeto pela combinação de referências que criam uma atmosfera para o trabalho em questão

II. O moodboard é um painel que resume os insights da pesquisa visualmente e serve para comunicar o sentimento que o projeto vai ter, a emoção que se pretende passar.

III. O moodboard é uma técnica que busca traduzir a linguagem verbal em signos visuais.

Depois de ler as três proposições anteriores, pode-se dizer que está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
I e II, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I, II e III.

7)
Diversos ramos da Psicologia, das relações humanas no trabalho e de programas de incentivo ao desenvolvimento de novas ideias costumam identificar muitos entraves dos indivíduos na busca de caminhos para essas ideias. Corresponde ao momento em que se adapta ou se coloca em prática uma ideia, requerendo a colaboração de muitas pessoas.

A que se refere o texto anterior?

Alternativas:

a)
À criatividade.

b)
À imaginação.

c)
À inovação.

d)
À ideia.

e)
À comunicação.

8)
Indique (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) Todo ser humano possui grande potencial criativo, muito embora nem sempre esse potencial seja explorado e expressado em sua totalidade.

( ) Os bloqueios da criatividade, como quase todos os problemas que enfrentamos, geralmente estão bem dentro de nós.

( ) Reconhecer que temos nossos próprios bloqueios, e saber lidar com eles é a melhor forma de caminhar pela via da inovação.

( ) Os bloqueios mentais são obstáculos que nos impedem de perceber corretamente o problema ou conceber uma solução.

( ) São consideradas variáveis influenciadoras na criatividade as barreiras culturais, perceptuais e as tecnológicas.

Assinale a alternativa com a sequência correta de indicações, de cima para baixo:

Alternativas:

a)
F – F – F – V – F.

b)
V – F – V – F – V.

c)
V – V – V – F – V.

d)
V – V – V – V – F.

e)
V – V – V – V – V.

9)
São consideradas barreiras internas à criatividade e constituem um grande impedimento para o comportamento ou realização criativa. Essas barreiras vão se constituindo através da história de vida da pessoa e de sua interação com a família e com a sociedade.

Estamos nos referindo a quais barreiras?

Alternativas:

a)
Culturais.

b)
Perceptuais.

c)
Emocionais.

d)
Inovadores.

e)
Organizacionais.

10)
Uma vez captadas, as ideias precisam ser transformadas em conceitos, indicando sua forma, sua função, seu objetivo e seus benefícios globais, tornando-as passíveis de avaliação e operacionalização pela organização.

Estamos nos referindo a qual técnica para direcionar a criatividade?

Alternativas:

a)
Geração de Conceitos.

b)
Brainstorming.

c)
Synecticos.

d)
Brainwriting.

e)
Moodboard.

1 Resposta

  • Michaeldouglas

    (V) Todo ser humano possui grande potencial criativo, muito embora nem sempre esse potencial seja explorado e expressado em sua totalidade.

    (V) Os bloqueios da criatividade, como quase todos os problemas que enfrentamos, geralmente estão bem dentro de nós.

    (V) Reconhecer que temos nossos próprios bloqueios, e saber lidar com eles é a melhor forma de caminhar pela via da inovação.

    (F) Os bloqueios mentais são obstáculos que nos impedem de perceber corretamente o problema ou conceber uma solução

    (V) São consideradas variáveis influenciadoras na criatividade as barreiras culturais, perceptuais e as tecnológicas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.