4499814-1495 FAZEMOS ESSE TRABALHO - Produto pré–medido é aquele que é embalado e medido sem a

presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização. Dentre os produtos pré–medidos podemos destacar produtos de limpeza, materiais de higiene pessoal e gêneros alimentícios.
O Inmetro, para garantir a confiabilidade do conteúdo declarado do produto e permitir a leal concorrência entre os produtores, publicou a Portaria Inmetro n° 248/2008, aprovando o regulamento técnico metrológico que define os requisitos a serem cumpridos pelos produtos pré–medidos e a metodologia de determinação do conteúdo efetivo dos produtos comercializados em unidades de massa e volume.”

Conforme exposto anterior, temos uma série de produtos comercializados que são classificados como pré-medidos, tais como açúcar, leite, arroz, feijão, sabão em pó entre outros. Estes produtos são embalados sem a presença do consumidor, e por este motivo, existem regulamentações que fiscalizam tais produtos a fim de evitar danos ao consumidor.

No vídeo abaixo, percebemos coletas de amostras em pontos de vendas pelo IPEM a fim de realizar a fiscalização e verificação do conteúdo:

https://www. youtube. com/watch?v=vFueYPt8FiI

É possível observar que os produtos mencionados tem uma quantidade menor que a quantidade nominal informada na embalagem, gerando danos ao consumidor, multas as empresas produtoras, e prejuízos quanto a qualidade percebida pelos clientes.

Dessa forma, é fundamental o trabalho de profissionais da área da Gestão da Qualidade a fim de evitar situações como estas, que colocam em descrédito a qualidade dos produtos produzidos. Este profissional, no exercício de suas funções, deve entender sobre a legislação relacionada a fim de que possa implementar medidas de controle de qualidade e metrologia que tornem o processo confiável, com produtos e as especificações esperadas.

Logo, é um desafio constante do profissional o entendimento e implementação de medidas que atendam a estas legislações. E sim, se você for convidado a trabalhar em empresas como estas, será esperado que você seja capaz de interpretar estas legislações e propor medidas preventivas a fim de evitar situações como citadas. E a melhor hora para o aprendizado é agora, na academia.

Portanto, o desafio de nossa atividade é a pesquisa da portaria do Inmetro 248/2008 (disponível no Material Extra), sua leitura detalhada, a interpretação e a explicação em linhas gerais, com suas próprias palavras, de como funciona essa análise realizada pelo IPEM para um produto qualquer.

Atenção, aluno! Os conteúdos apresentados tem total sinergia com nossa disciplina, que trabalha conceitos de metrologia (medição e medidas) e qualidade (ferramentas que garantem a qualidade do produto). Não se apegue em conceitos como desvio padrão, que em momento oportuno, em nosso curso, você será apresentado. Busque compreender de forma geral como funciona a dinâmica da análise. Como sugestão, estabeleça um tamanho de lote, uma quantidade nominal (pode ser de algum produto que você tenha na sua casa), sugira alguns valores individuais para o número da amostra estabelecido nessa legislação e avalie se estes valores que você propôs para cada amostra atendem ao valor proposto.

OLÁ. PRESTAMOS ASSESSORIA ACADÊMICA E FAZEMOS ESSE TRABALHO. CASO TENHA INTERESSE, ENTRE EM CONTATO PELO WHATS 44 99814-1495.

RESPONDER

Alexandre está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.