A estrutura de contas contábeis para os lançamentos deve ter tantos níveis quantos forem necessários

para atender os usuários da contabilidade, e o detalhamento dos registros contábeis deve ser diretamente proporcional à complexidade das operações, do volume de fatos contábeis a registrar e dos requisitos de informação aplicáveis.   COSTA, J. M.; LIMA, E. B. C. Contabilidade Geral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.   Considerando o texto apresentado, assinale a alternativa que apresenta informação verdadeira quanto ao detalhamento das contas contábeis.   Alternativas Alternativa 1: A conta contábil Mercadorias é o último nível do grupo do estoque, não devendo ser detalhada em função da variedade de itens para venda que pode existir em uma empresa.

Alternativa 2: A ITG 2000 - Escrituração Contábil não estabelece um plano de contas padrão, mas determina que o detalhamento de todas as contas contábeis seja de no mínimo cinco níveis.

Alternativa 3: Caso seja necessário para os usuários da informação contábil, a conta Capital Subscrito e a conta Capital a Integralizar podem ser detalhadas de forma a identificar o nome de cada sócio.

Alternativa 4: Empresas de pequeno porte, devido ao baixo nível de complexidade das atividades que desempenham, não precisam de contas contábeis para registrar seus lançamentos. Os registros são feitos considerando apenas os grupos de elementos, ou seja, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Alternativa 5: Quanto maior o número de contas contábeis, melhor é o plano de contas. Por este motivo, todas as empresas, independente do ramo de atuação (indústria, comércio ou prestadora de serviços), necessariamente precisa tem em seu plano a conta 'Matéria-prima' no grupo do Estoque.

1 Resposta

  • Fernandaa

    A escrituração contábil em si não estabelece um plano de contas, mas também não faz um detalhamento delas. A conta "mercadorias" é apenas mais uma conta de estoques e toda empresa, mesmo as pequenas, precisam dessa e de outras contas contábeis (alternativa 3).

    Ter um bom plano de contas é o suficiente para qualquer empresa organizar o seu aspecto contábil, não necessariamente ter mais contas será melhor, pode até ser um problema e causar problemas com os métodos de escrituração.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.