A gestão dos stakeholders, ou das partes interessadas, aparece como uma área do conhecimento apenas na

5ª edição do PMBOK, onde é fundamental a identificação e gerenciamento das partes interessadas para o sucesso do projeto (PMI, 2013). Porém, o tema está presente na literatura há, aproximadamente, 20 anos e surge pela primeira vez em 1984 na obra de Richard Edward Freeman. A definição de stakeholders e sua gestão, segundo Freeman, é ‘a ideia dos stakeholders, ou gerenciamento de stakeholder, ou a abordagem dos stakeholders para o gerenciamento estratégico, sugere que os gestores devem formular e implementar processos que satisfaçam todos e apenas aqueles grupos que possuam algum interesse no negócio. O objetivo nesse processo é gerenciar e integrar as relações e os interesses dos acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade e outros grupos, de forma a garantir o sucesso a longo prazo da empresa’ (FREEMAN; MCVEA, 2001).” BERTHOLDO, Larissa; NADAE, Jeniffer de; VALE, João Walter Saunders Pacheco do; CARVALHO, Marly Monteiro de. A importância da gestão de stakeholders em obras públicas: um estudo de caso sobre a ciclo faixa da cidade de São Paulo. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, v. 3, n. 14, p. 23-55, jul. 2018. Disponível em: https://revista. feb. unesp. br/index. php/gepros/article/view/1913/850. Acesso em: 13 set. 2021.

Com base na leitura, faça uma resenha crítica sobre o artigo, relatando o objetivo, metodologia e principais conclusões.

Você concorda com o que foi exposto? Por quê?

Lembre-se de colocar sua visão sobre a argumentação do autor, com apoio de bibliografia especializada e científica, utilizando as normas ABNT para citações e referências bibliográficas

RESPONDER

Pattiniantonia está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.