A Vivendi SA abandonou sua tentativa de reconquistar o controle da Telecom Italia do fundo de investimento

Elliott Management Corp., deixando o caminho mais aberto para uma reestruturação da endividada empresa de telefonia. A Vivendi deu seu apoio ao CEO da Elliott, Luigi Gubitosi, na reunião anual de acionistas da Telecom Itália, em Milão, na sexta-feira, e retirou uma proposta para substituir cinco diretores alinhados com o fundo de investimento depois que ficou claro que a Vivendi perderia a votação.
A Vivendi detém quase 25% das ações da Telecom Italia, e vem lutando para recuperar o controle do conselho de administração da companhia. Mesmo com menos de 10% das ações, a Elliott assumiu o controle do conselho em 2018 e aposta em uma reestruturação radical da empresa, incluindo um desmembramento de sua rede de telefonia fixa.
Desde que a Elliott assumiu o controle, a Telecom acumula perdas de 42% em seu valor de mercado. Com a desistência da Vivendi, contudo, a ações da companhia fecharam em alta de 2,5% na bolsa de Milão.
O clima estava tenso entre a Vivendi e a Elliott nas últimas semanas. A Elliott publicou uma apresentação de 40 páginas defendendo seu plano estratégico para a empresa e, ao mesmo tempo, chamando a atenção para o histórico ruim da Vivendi a frente da administração da Telecom.
Já a Vivendi acusou Elliott de organizar reuniões do conselho na Telecom “às sombras”, desrespeitando as regras do mercado sobre o compartilhamento de informações confidenciais.
Disponível em (traduzido e adaptado). Acesso em 29/03/2019.

Considerando o texto e os conceitos de governança corporativa, avalie as afirmações a seguir.

I. A Vivendi acusou a Elliott de desrespeitar práticas de governança corporativa.
II. É preciso ter a maior parte das ações da companhia para ter o controle do conselho de administração.
III. As perdas acumuladas no valor de mercado da companhia são decorrentes da má governança corporativa da Elliott.
IV. A Elliott acusa a Vivendi de falta de responsabilidade social na administração da Telecom.

É correto o que se afirma em:

A
I, apenas.

B
III, apenas.

C
III e IV, apenas.

D
I e II, apenas.

E
II e IV, apenas.

RESPONDER

Ruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.