As contabilidades gerencial e de custos têm papel ímpar para as organizações. A contabilidade gerencial

é um instrumento de gerenciamento que permite aos gestores ter uma noção detalhada da empresa e uma ideia das perspectivas futuras. Dessa maneira, a contabilidade irá suprir os administradores com informações úteis para o processo de planejamento e controle, tais como:

– Discriminação de valores a serem pagos e recebidos.
– Identificação de possíveis desperdícios.
– Demonstração de processos mais econômicos.
– Exibição dos resultados operacionais de forma clara.

Os objetivos da contabilidade gerencial estão ligados aos processos de planejamento de fluxo de caixa, orçamento e projeção dos resultados, assim como às decisões sobre períodos para investimentos, emprego dos recursos necessários para produção e definição dos preços.

Já a contabilidade de custos tem sua relevância para apuração e controle dos gastos operacionais ao longo dos processos produtivos. Sendo assim, suas atividades incluem:

– Mensurar e registrar informações sobre o consumo de recursos pela empresa.
– Fornecer informações para a contabilidade gerencial.
– Analisar os gastos ao longo dos processos.
– Cuidar a acumulação dos custos nos processos produtivos.

Os objetivos da contabilidade de custos estão relacionados aos processos de planejamento e elaboração dos orçamentos, marcação dos preços e análise do comportamento dos gastos, assim como às decisões produtivas sobre análise de encomendas e customização de produção.

É possível compreender a utilidade dessas contabilidades para o processo de planejamento e controle da empresa a partir de dados e informações que são gerados por meio delas.

RESPONDER

Carlosmucuripbdm está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.