Av - Subst. 1 - Práticas Contábeis II 1) “O governo estima que a implantação do eSocial pode

Av - Subst. 1 - Práticas Contábeis II 1)
“O governo estima que a implantação do eSocial pode aumentar a arrecadação em R$ 20 bilhões por ano só por eliminação de erros, que levam as empresas a pagarem menos que o devido.”

Perceba a estimativa de aumento da arrecadação com a implantação do eSocial e impacto nos cofres públicos pelo simples fato de maior controle por parte do fisco nas informações trabalhistas dos contribuintes.

Considere a situação hipotética: Você faz parte da equipe que está realizando a implantação do eSocial em uma empresa, e precisa compilar os dados para transmissão no sistema. Sua tarefa é de extrema importância, dada a relevância de sanções fiscais para a organização, caso ocorra erros ou inconsistências nas informações transmitidas.

Neste sentido, por onde começar? Quais são os eventos que precisam ser cadastrados inicialmente?

Alternativas:

a)
Tabela de Ambientes de Trabalho. (S-1060).

b)
Tabela de Lotações Tributárias. (S-1020).

c)
Tabela de Carreiras Públicas. (S-1035).

d)
Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público. (S-1000).

e)
Tabela de Funções e Cargos em Comissão. (S-1040).

2)
O Manual de Orientação do eSocial, material considerado “livro de cabeceira” para profissionais da área contábil, apresenta a seguinte informação: “O eSocial foi concebido para transmitir informações agrupadas por meio de eventos, os quais devem ser encaminhados em uma sequência lógica, conforme toda a dinâmica das contratações dos trabalhadores, desde o seu início até o seu término.(...)”.

Diante do contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I - S-2190 – Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar - Este evento é opcional, a ser utilizado quando não for possível enviar todas as informações do evento “S-2200 – Cadastramento Inicial e Admissão/Ingresso de Trabalhador” até o final do dia imediatamente anterior ao do início da respectiva prestação do serviço. Deve ser informado: CNPJ/CPF do empregador, CPF do trabalhador, data de nascimento e data de admissão do empregado.

II - S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos - Destina-se a informar ao ambiente do eSocial o encerramento da transmissão dos eventos periódicos, no período de apuração. Neste momento são consolidadas todas as informações prestadas nos eventos S-1200 - Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social a S-1280 - Informações Complementares aos Eventos Periódicos.

III - S-2299 – Desligamento - São as informações destinadas a registrar a admissão do trabalhador da empresa/órgão público. Todo empregador/órgão público que tenha iniciado definitivamente o vínculo trabalhista/estatutário com seu empregado/servidor por algum dos motivos deve realizar o registro do evento. Neste evento registrar a Compatibilidade entre Categoria de Trabalhadores, Classificação Tributária e Tipos de Lotação.

IV - S-2260 – Convocação para Trabalho Intermitente - este evento tem como objetivo registrar a convocação para prestação de serviços do empregado com contrato de trabalho intermitente. Visa, portanto, formalizar e informar ao eSocial os termos pré-pactuados de cada convocação para prestação de serviços. É exclusivo para trabalhadores admitidos com Categoria 111 – “Empregado com Contrato de Trabalho Intermitente”.

É correto que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
I, II e III, apenas.

c)
I, II e IV, apenas.

d)
II, III e IV, apenas.

e)
III e IV, apenas.

RESPONDER

Isabelly está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.