Av - Subst. 1 - Práticas Contábeis II 3) “Os acidentes de trabalho geram custos também para o

Av - Subst. 1 - Práticas Contábeis II 3)
“Os acidentes de trabalho geram custos também para o Estado. Incumbe ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, administrar a prestação de benefícios, tais como auxílio-doença acidentário, auxílio-acidente, habilitação e reabilitação profissional e pessoal, aposentadoria por invalidez e pensão por morte. Estima-se que a Previdência Social gastou, só em 2010, cerca de 17 bilhões de reais com esses benefícios.”

Perceba o alto custo para os cofres públicos com os acidentes de trabalho. Esse é um dos motivos dos esforços para uma fiscalização mais eficaz dos procedimentos das empresas quanto ao ambiente e trabalho.

Acerca das Normas Regulamentadoras associe a coluna A com a coluna B:

COLUNA A

COLUNA B

I. NR 7 – Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

1. Regulamenta as atividades e as operações legalmente consideradas perigosas, estipulando as recomendações prevencionistas correspondentes.

II. NR 15 – Atividades e operações insalubres

2. Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

III. NR 16 – Atividades e operações perigosas

3. Descreve as atividades, operações e agentes insalubres, inclusive seus limites de tolerância, definindo, assim, as situações que, quando vivenciadas nos ambientes de trabalho pelos trabalhadores, ensejam a caracterização do exercício insalubre.

IV. NR 4 - Serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

4. Tem o objetivo de promoção e preservação da saúde dos seus trabalhadores e estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do monitoramento da saúde do trabalhador por meio de exames médicos periódicos.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.

Alternativas:

a)
I-4, II-3, III-1, IV-2.

b)
I-3, II-4, III-2, IV-1.

c)
I-2, II-4, III-1, IV-3.

d)
I-3, II-2, III-1, IV-4.

e)
I-4, II-3, III-2, IV-1.

4)
“A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA é a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.”

Diante do contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Entre as atribuições da CIPA estão: a identificação dos riscos do processo de trabalho, e elaboração do mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, elaboração de plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho, colaboração no desenvolvimento e implementação do PCMSO e PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.

PORQUE

II. A NR-5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

d)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

RESPONDER

Ristermit está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.