Balancete de Verificação e Balanço Patrimonial PROBLEMATIZAÇÃO: Imagine que você foi contratado(a)

como estagiário(a) de um escritório de contabilidade. Dentre suas funções está a de auxiliar os contadores no fechamento mensal da contabilidade das empresas clientes. Antes de elaborar as demonstrações contábeis, você precisa conferir o balancete de verificação. Dentre as empresas que você recebeu para conferência no mês de novembro está a empresa Bom Negócio Ltda., a qual apresentou o seguinte balancete gerado pelo sistema do escritório:

Tabela 1 – Balancete de verificação da empresa Bom Negócio Ltda.

CONTAS CONTÁBEIS SALDO DEVEDOR SALDO CREDOR
Instalações 50.000,00
Caixa 7.000,00
Mercadorias 28.000,00
Materiais de Escritório 2.500,00
ICMS a Recolher 4.300,00
Férias a Pagar 5.000,00
Imóveis 150.000,00
Capital Social 300.000,00
Lucros Acumulados 35.000,00
Energia elétrica a pagar 2.800,00
Fornecedores 24.000,00
Duplicatas a Receber 17.800,00
Duplicatas a Receber - LP* 5.900,00
Fornecedores - LP* 4.100,00
Aplicação de liquidez imediata 13.600,00
Capital a Integralizar 25.000,00
Pró-labore a Pagar 6.800,00
ICMS a Recuperar 3.400,00
INSS a Recolher 1.200,00
Máquinas e Equipamentos 80.000,00
TOTAL 230.700,00 535.700,00
LP*: Longo prazo

Como você pode perceber, o balancete não apresentou equilíbrio entre débito e crédito. Por isso você conferiu todos os documentos da empresa Bom Negócio Ltda. e verificou que os lançamentos foram todos feitos com o valor correto, o que significa que o problema se refere à classificação das contas contábeis.

SIGNIFICAÇÃO: A contabilidade tem como objeto o patrimônio das entidades contábeis. E no que se refere ao patrimônio, a contabilidade possui uma maneira própria de registrar, controlar e evidenciar os elementos patrimoniais. É por esse motivo que conhecer a classificação dos elementos patrimoniais, sua natureza e como eles são organizados na demonstração é extremamente importante para o trabalho de um contador.

EXPERIMENTAÇÃO: Você já fez um levantamento do seu patrimônio? Se nunca fez, esta é uma ótima oportunidade. Tente imaginar todos os elementos patrimoniais que você possui e o quanto vale cada um deles. Dentre estes elementos quais representam bens, quais representam direitos e quais representam obrigações?

REFLEXÃO: É justamente essa análise, ou seja, a identificação de quais elementos representam bens, quais representam direitos e quais representam obrigações que um contador precisa fazer para conseguir registrar, controlar e evidenciar o patrimônio de uma entidade. Uma vez feita a identificação dos elementos, o contador consegue saber quais pertencem ao Ativo, ao Passivo e ao Patrimônio Líquido, assim como se sua natureza é devedora ou credora.

CONCEITUALIZAÇÃO: O patrimônio das entidades contábeis é composto por bens, direitos e obrigações. Ao sistematizar estes elementos a contabilidade registra os bens e direitos no grupo do Ativo e as obrigações no grupo do Passivo, quando obrigações exigíveis, ou no grupo do Patrimônio Líquido, quando obrigações não exigíveis. Os elementos que compõem o Ativo, por sua vez, têm natureza devedora, já os elementos do Passivo e do Patrimônio Líquido têm natureza credora, exceto no caso de contas redutoras, as quais têm natureza oposta ao grupo em que pertence, por exemplo, uma conta redutora do Ativo terá natureza credora. Com estas informações podemos deduzir que para elaborar o Balanço Patrimonial primeiramente é necessário descobrir se o elemento representa um bem, um direito ou uma obrigação para empresa. Se for um bem ou um direito será registrado no Ativo e terá natureza devedora. Por outra lado, se for uma obrigação, será registrado no Passivo ou no Patrimônio Líquido e terá natureza credora. Uma vez identificados corretamente os elementos patrimoniais, basta estruturar o Balanço Patrimonial.

Elaborado pelo professor, 2021.

ATIVIDADE PROPOSTA

Para encontrar os erros de classificação dos elementos patrimoniais da empresa Bom Negócio Ltda. e elaborar o Balanço Patrimonial, pede-se:

1) Classifique as contas contábeis da empresa Bom Negócio Ltda. em Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido. Com essa classificação será possível identificar se o saldo da conta é devedor (nos casos de ativos) ou credor (nos casos de passivos ou patrimônio líquido). Ao final, o total do saldo devedor necessariamente deve ser igual ao saldo credor.

2) Uma vez corrigido o balancete de verificação elabore o Balanço Patrimonial da empresa Bom Negócio Ltda.. Lembre-se que o Ativo e o Passivo são divididos em Circulante e Não Circulante tendo em vista o curto e o longo prazo.

RESPONDER

tokioruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.