De acordo com hoji (2009, p. 51), “o mesmo raciocínio utilizado para explicar o impacto da inflação

sobre a vida dos indivíduos é válido também para as empresas. é só́ substituir os gastos por custos e despesas, salário por receita liquida e poupança por lucro”.

fonte: hoji, m. administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 8. ed. são paulo: atlas, 2009.

na visão de hoji, a inflação impacta tanto os indivíduos quanto as empresas. no caso dos indivíduos, a inflação incidirá sobre seus gastos e sobre os salários, enquanto que no caso das empresas, a inflação incidirá sobre os custos e despesas, a receita líquida e o lucro. considerando o texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

i. o administrador financeiro precisa acompanhar os relatórios de taxas de inflação emitidos pelos institutos oficiais de pesquisa, como o instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge).

porque:

ii. necessita atualizar o balanço patrimonial da empresa periodicamente.

a seguir, assinale a alternativa correta:

escolha uma:
a. as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa correta da i.
b. a asserção i é uma proposição verdadeira, e a ii é uma proposição falsa.
c. a asserção i é uma proposição falsa, e a ii é uma proposição verdadeira.
d. as asserções i e ii são proposições falsas.
e. as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa correta da i.

1 Resposta

  • Yarawaneska

    A alternativa E) é a correta.

    O administrador financeiro precisa acompanhar os relatórios de taxas de inflação emitidos pelos institutos oficiais de pesquisa, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sempre que houver mudanças justamente para atualizar o balanço patrimonial da empresa.

    A inflação é caracterizada pelo aumento pontual no preço de determinados produtos, não necessariamente de todos ou de uma cadeia produtiva inteira, porém o aumento existe, e isso diminui o poder de compra do Brasileiro, tendo em vista que a renda não acompanha, os efeitos na economia são vários e devastadores.

     

Clique aqui para adicionar a sua resposta.