Dois investidores da GameStop Corp. planejam nomear quatro diretores para o conselho de administração da

empresa de videogames. Os planos são da Hestia Capital Partners e da Permit Capital Enterprise Partners, que coletivamente detêm 1,2% das ações em circulação da GameStop.
A GameStop analisará os planos dos investidores para determinar se está em conformidade com suas regras de governança corporativa, disse a empresa em comunicado na sexta-feira.
As ações da GameStop têm tido desempenho inferior nos últimos anos devido a um "conselho obsoleto" e que "não está funcionando bem", disse a dupla de investidores em uma carta ao conselho da empresa em 13 de março de 2019.
O programa de reestruturação em andamento na companhia não é o suficiente, disseram eles na carta, acrescentando que seria necessário um novo conselho para otimizar os negócios, melhorar o retorno sobre o investimento dos acionistas, reconstruir a liderança e avaliar o atual fracasso da empresa.
Disponível em: . (traduzido e adaptado). Acesso em 29/03/2019.

Considerando o texto e os princípios básicos de governança corporativa, assinale a opção correta.

A A obsolescência do atual conselho da GameStop tem contribuído para os bons índices de responsabilidade social que a empresa vem atingindo.
B Os dois investidores avaliam que a GameStop não possui governança corporativa.
C As mudanças tecnológicas no mercado de videogames têm prejudicado a transparência da GameStop.
D A queda nas ações da companhia indicam quebra nas regras de accountability.
E A tentativa dos investidores de nomear membros para o conselho da companhia se baseia no princípio da equidade.

1 Resposta

  • XXXTh

    Alternativa E

    Explicação:

    A alternativa correta é a E. O princípio da equidade se baseia no tratamento isonômico para todos os shareholders (e demais stakeholders), mesmo os com participação minoritária.

    A alternativa A é incorreta na medida em que a obsolescência do atual conselho está na origem do mau desempenho da GameStop.

    A alternativa B é incorreta pois a existência de governança corporativa é demonstrada em passagem do texto.

    A alternativa C é incorreta pois não há conexão entre as mudanças tecnológicas e as práticas de transparência da companhia.

    A alternativa D é incorreta pois não há evidência no texto que aponte para relação entre queda nas ações e quebra nas regras de accountability da companhia.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.