Exercícios 2. Sobre os elementos da urbanizaçãoExercícios 4. Projetar espaços que proponham soluções
Exercícios 2.Sobre os elementos da urbanizaçãoExercícios
4.
Projetar espaços que proponham soluções para todas as particularidades humanas é o objetivo central do desenho universal. O arquiteto norte-americano Ron Mace cunhou a expressão universal design em 1987 e criou, nos anos 1990, um grupo de peritos e pesquisadores no Centro de Desenho Universal (Center of Universal Design — CUD), na Carolina do Norte, o qual organizou os direcionamentos para projetar de forma inclusiva criando os sete princípios do desenho universal em 1997.
Quais são os sete princípios do desenho universal?
A.
Os sete princípios do desenho universal são: 1 — Uso relativo; 2 — Acessibilidade no uso; 3 — Uso simples e intuitivo; 4 — Informação de fácil percepção; 5 — Tolerância aos acidentes; 6 — Baixo esforço físico; 7 — Dimensão e espaço para aproximação e uso.
B.
Os sete princípios do desenho universal são: 1 — Uso equitativo; 2 — Flexibilidade no uso; 3 — Uso complexo; 4 — Informação visual; 5 — Tolerância ao erro; 6 — Baixo esforço físico; 7 — Dimensão e espaço para a aproximação e uso.
C.
Os sete princípios do desenho universal são: 1 — Uso exclusivo; 2 — Flexibilidade no uso; 3 — Uso simples e intuitivo; 4 — Informação sonora; 5 — Tolerância ao erro; 6 — Moderado esforço físico; 7 — Dimensão e espaço para acessibilidade.
D.
Os sete princípios do desenho universal são: 1 — Uso relativo; 2 — Adaptabilidade no uso; 3 — Uso simples e intuitivo; 4 — Informação tátil; 5 — Tolerância ao erro; 6 — Baixo esforço físico; 7 — Dimensão e espaço para cadeirantes.
E.
Os sete princípios do desenho universal são: 1 — Uso equitativo; 2 — Flexibilidade no uso; 3 — Uso simples e intuitivo; 4 — Informação de fácil percepção; 5 — Tolerância ao erro; 6 — Baixo esforço físico; 7 — Dimensão e espaço para aproximação e uso. e da acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, assinale a resposta correta:
A.
O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados pensando na população em geral, deixando em segundo plano, se for possível, a execução de modificações de acessibilidade para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
B.
Os banheiros de uso público existentes ou a construir em parques, praças, jardins e espaços livres públicos deverão ser acessíveis e dispor, pelo menos, de um sanitário e um lavatório que atendam às especificações das normas técnicas da ABNT.
C.
Nas áreas de estacionamento de veículos, localizadas em vias ou em espaços públicos, será facultativa a reserva de vagas próximas dos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção.
D.
Aos locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar é facultativo dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas.
E.
A construção, a ampliação ou a reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de acordo com as possibilidades financeiras e de espaço.
Nathallya está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.