Inflação significa aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica na diminuição do poder de compra

da moeda e é medida pelos índices de preços. No Brasil há vários índices de preços e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice utilizado no sistema de metas definidas para a inflação. A alternativa correta é Leitura Avançada
(1 Ponto)

A melhora no poder de compra da moeda é indeferida como uma meta de inflação.

Uma das formas mais comuns de inércia inflacionária é a prefixação, mecanismo que reajusta automaticamente os preços de salários e benefícios totais, além de determinados bens e serviços não especificados em contrato (aluguéis, por exemplo) ou não administrados (como a energia elétrica).

Dentre as consequências da inflação, pode-se destacar: I) a impressão da demanda; II) as pretensões de custos; III) a estática inflacionária e IV) as retrospectivas de inflação.

Inflação mais baixa aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito da inflação, mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais baixa.

A inflação gera incertezas importantes na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico. Os preços relativos ficam distorcidos, gerando várias ineficiências na economia. As pessoas e as firmas perdem noção dos preços relativos e, assim, fica difícil avaliar se algo está barato ou caro. A inflação afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação.

RESPONDER

MELIODASdaIRA está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.