Iniciamos a nossa jornada, pelo mundo da “Estatística Aplicada à Ciência dos Dados”, com modelos

preditivos denominados regressão linear, simples e múltipla. Vimos algumas coisas, mas não vimos outras, pois esta é apenas uma jornada inicial motivadora. O seu propósito foi o de apenas descortinar um pouquinho desse vasto mundo para você. Desse modo, tentaremos fazer um breve resumo dessa jornada aqui. Para isso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). I. ( ) Dados e amostras . Vimos que podemos fazer análise descritiva de um processo apenas se tivermos dados sobre esse processo. Esses dados devem ser coletados do fenômeno ou processo estudado (população). Denominamos esses dados como amostra. II. ( ) Análise descritiva . Tendo em mãos uma amostra, a análise descritiva se refere a sumários (resumos) estatísticos calculados com base nessa amostra (mínimos, máximos, frequências, médias, medianas, desvios-padrões etc.) e visualizações produzidas por meio de gráficos. III. ( ) Visualização dos dados relativos a uma variável . Esses gráficos são divididos em duas grandes famílias. Uma delas são de gráficos que permitem a visualização do comportamento de dados quantitativos. Aqui, mostramos o histograma, que é o mais importante dentro dessa família. A outra família são de gráficos que permitem a visualização de dados qualitativos. Aqui, mostramos o diagrama de barras, que é o mais importante dentro dessa família. IV. ( ) Visualização da relação entre duas variáveis . Finalmente, também na análise descritiva do processo ou fenômeno observado, vimos gráficos que se aplicam à visualização da relação entre duas variáveis, a partir dos dados observados. Se as duas variáveis são quantitativas, usamos, aqui, o gráfico de dispersão. Por exemplo, o valor do imóvel versus sua área. Quando a relação é entre uma variável quantitativa e uma variável qualitativa, usamos, aqui, os boxplots (diagramas de caixas), cada boxplot referente a um determinado nível da variável qualitativa (bairro ou centro) e, dentro dele, como se comporta a variável quantitativa. V. ( ) Coisas que não vimos aqui . Há muitas coisas que não vimos aqui. São coisas sobre as quais você poderá ver, caso decida aprender mais sobre essas poderosas áreas do conhecimento humano, a estatística e a ciência dos dados, muito valorizadas pelo mercado de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. V, V, F, F, F. V, F, F, V, V. V, V, F, V, F. V, V, V, V, V. F, V, V, F, V.

1 Resposta

  • Juhbs

    O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P).

    Cada elemento químico possui um número atômico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico.

    Por isso, os números atômicos dos elementos facilitam a classificação e a constituição da tabela periódica. Eles são representados na parte inferior do elemento, enquanto os números de massa (A) estão na parte superior: zXA

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.