Leia os textos a seguir: TEXTO 1 De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2015,

Leia os textos a seguir: TEXTO 1

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em 2015, 5,9 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morreram e as principais causas de morte de crianças em todo o mundo foram pneumonia, prematuridade, complicações relacionadas com o parto, sepse neonatal, anomalias congênitas, diarreia, traumatismos e malária. A maioria dessas doenças e condições é causada, ao menos parcialmente, pelo ambiente. Em 2012, estimou-se que 26% das mortes e 25% da carga de doença total em crianças menores de cinco anos poderiam ser evitadas pela redução dos riscos ambientais, como poluição do ar, contaminação da água e a falta de acesso aos serviços de saneamento básico, higiene e a exposição a substâncias químicas (OPAS, 2018).

TEXTO 2: Charge Poluição do Ar Cidade

Considerando o exposto nos textos e relacionando ao tema estudado, avalie as afirmações a seguir.

I. A partir da imagem demonstrada no texto 2 é possível inferir que o local em que a criança quer morar é utópico existindo apenas em cenas da TV.
II. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a maioria das causas de mortes de crianças está relacionada com doenças, em parte, causadas pelo ambiente.
III. A OPAS verificou que mais de 26% das mortes de crianças maiores de 5 anos podem ser evitadas por meio da conscientização dos riscos ambientais, como poluição do ar e contaminação da água.
IV. O texto 2 demonstra o grande acúmulo de poluição do ar considerando que pai e filho estão com máscara de gás capaz de filtrar e bloquear toxinas e gases resultantes de combinações químicas e névoas de fumaças.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.

1 Resposta

  • Juhbs

    Alternativa 5

    Explicação:

    I, II e IV, apenas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.