Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se

tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos. Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta. LIMA, J. S. G. Segurança alimentar e nutricional: sistemas agroecológicos são a mudança que a intensificação ecológica não alcança. Ciência e Cultura, v. 69, n. 2, 2017 (adaptado). A pandemia advinda do coronavírus compõe mais uma epidemia entre várias ao longo da história da humanidade. Esses cenários estão relacionados com a Revolução Agrícola. A respeito dessa temática assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Foi o primeiro salto evolutivo da cultura humana e permitiu os passos posteriores. Alternativa 2: Perdeu sua importância como avanço cultural diante das tecnologias mais modernas. Alternativa 3: Não está relacionada aos avanços técnicos posteriormente alcançados pela humanidade. Alternativa 4: Por promover uma atividade ligada à natureza (agricultura), não influenciou as descobertas tecnológicas. Alternativa 5: Foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII.

1 Resposta

  • Isabelly

    alternativa d

    Explicação:

    Olá, tudo bem?

    I. O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

    CORRETO. A fome no mundo passa por problemas políticos e regimes autoritários. A sustentabilidade socioeconômica não é respeita quando na mesa de uns tem muito e na de outros nada tem.

    II. A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.

    CORRETO. Não adianta só ter alimentos é necessário ter acesso a eles.

    III. A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.

    ERRADO. Nunca houve tanta tecnologia e melhorias no processo de produção como agora, bem como o compartilhamento dessas informações.

    Sucesso nos estudos!!!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.