No século XVIII, a economia não era um assunto específico, fazia parte da “Filosofia Moral”. Adam

Smith foi o primeiro filósofo moral a reconhecer que as ações de mercado mereciam um estudo cuidadoso e em tempo integral numa moderna disciplina das Ciências Sociais. A “Mão Invisível” de Smith era uma oposição à economia planejada dos mercantilistas, que achavam que a economia era como uma torta: aquele que desejasse enriquecer precisava cortar um pedaço maior que os outros, para “A” ser mais rico, “B” precisava empobrecer. Professor de filosofia e escritor, viveu em um contexto privilegiado: a Primeira Revolução Industrial. O ambiente era adequado para observar o processo de produção e distribuição de bens e serviços. Smith defendeu a igualdade perante a lei para todos, sendo errado o governo conceder vantagens a alguns à custa de outros. Ele achava inadequado quaisquer leis que freassem a produção dos homens, e sustentava que cada pessoa pudesse buscar livremente seus interesses, desde que não infringisse os direitos de outras pessoas. Um mercado competitivo e equilibrado aonde todos os empresários que ali atuam podem usar todos os recursos que estiverem ao seu alcance para o desenvolvimento da atividade, buscando ampliar a sua clientela é o que chamamos de concorrência monopolista, advinda dos princípios de Adam Smith.

Porque

Na opinião de Adam Smith o maior obstáculo ao progresso econômico seria o intervencionismo do Estado na Economia; pois, para ele, existiria uma “mão invisível” que autorregularia o mercado. Ou seja, para Adam Smith se o mercado fosse deixado em paz pelos governos ele se manteria sempre em equilíbrio.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Resposta correta D - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

1 Resposta

  • Santosmanuele

    Porque Na opinião de Adam Smith o maior obstáculo ao progresso econômico seria o intervencionismo do Estado na Economia; pois, para ele, existiria uma “mão invisível” que autorregularia o mercado. Ou seja, para Adam Smith se o mercado fosse deixado em paz pelos governos ele se manteria sempre em equilíbrio.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.