O Ativo é considerado o mais importante elemento para a empresa, pois dele decorrem múltiplos relacionamentos

que envolvem despesas e receitas. Uma das inúmeras definições de Ativo afirma que "são recursos controlados por uma entidade capazes de gerar mediata ou imediatamente, fluxos de caixa". O Artigo 183 da Lei 6.404/76, com alterações dadas pela Lei 11.638/2007, versa sobre os Critérios de Avaliação do Ativo, e em seu artigo 184 encontramos os Critérios de Avaliação do Passivo. A empresa Vem Que Tem Ltda, ao efetuar auditoria interna em suas contas, desconfiando de uma variação grande em suas Demonstrações Contábeis e Financeiras, deparou-se com as seguintes situações:

I - Direitos classificados no Ativo Circulante ou Realizável a Longo Prazo, que tinham por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, bem como matérias-primas e produtos em fabricação, foram avaliados pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado.

II - Direitos classificados no Imobilizado foram avaliados pelo custo de mercado, calculados na data da venda, acrescidos do valor de saldo das contas de depreciação, amortização ou exaustão, conforme o caso em que o bem se classificava.

III - As obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a renda, classificados no Passivo da empresa, foram avaliados com base no resultado do exercício, e foram computados pelo valor atualizado até a data do balanço.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 13. Ed. São Paulo: Atlas, 2008 Iudícibus, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

É correto o que se afirma apenas em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
X E) I e III.

1 Resposta

  • Alice

    resposta:

    E) I e III

    Explicação:E) I e III. Já corrigido.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.