O Homem Vitruviano expõe o traçado e as proporções do co
rpo humano em total equilíbrio. Expressa a beleza humana com as posições dos braços e das pernas como quatro posturas diferenciadas inscritas num círculo, sendo que o umbigo é o centro da figura. Tudo está medido e dividido matematicamente com extrema precisão. Para a Filosofia a figura mostra mais que as proporções perfeitas, a figura humana está totalmente integrada às figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, em equilíbrio com total integração.É possível estabelecer estreito vínculo entre esse desenho de Leonardo da Vinci com:
Alternativas:
a)
A opinião, que é individual e particular a cada sujeito.
b)
A máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c)
A uma das formas de conhecimento de Platão ao indicar que a sensação é particular a cada um.
d)
O debate através do diálogo que Sócrates realizava indicando que cada homem tem sua opinião.
e)
A práxis de Aristóteles que aponta para o homem que faz, que realiza as ações objetivas e individuais.
2)Texto base:
Dentre os mais importantes sofistas está _______________. Para ele, era preciso aprender a argumentar pró e contra uma posição, pois ambas são verdadeiras. Essa habilidade, chamada de _______________, era um ótimo recurso para se preparar para debates. Quando se conhece com profundidade os argumentos contra e a favor, é possível defender bem qualquer posição e apontar objeções nos argumentos dos adversários. Os mestres nessas ações foram os _______________: eram flexíveis e consideravam a verdade como relativa e subjetiva, não como absoluta e objetiva.
As palavras que completam o texto corretamente, na sequência são:
Alternativas:
a)
Pitágoras - antilógica - filósofos
b)
Platão - antilógica - filósofos
c)
Sócrates - antilógica - sofistas
d)
Protágoras - antilógica - sofistas
e)
Aristóteles - lógica - sofistas
3)Texto base:
Sócrates nunca escreveu. O que sabemos de seus pensamentos encontra-se nas obras de seus vários discípulos, e Platão foi o mais importante deles.
Considere as afirmações analisando se são (V) verdadeiras ou (F) falsas. Sobre as características do período socrático podemos dizer que:
( ) Apresenta a confiança no homem como um ser racional, capaz de conhecer-se a si mesmo e, portanto, capaz de reflexão. Reflexão é a volta que o pensamento faz sobre si mesmo para conhecer-se; é a consciência conhecendo-se a si mesma como capacidade para conhecer as coisas, alcançando o conceito ou a essência delas.
( ) Busca compreender a capacidade de conhecimento do homem, a preocupação se volta para estabelecer procedimentos que nos assegurem que a verdade foi encontrada, isto é, o pensamento deve oferecer a si mesmo caminhos próprios, critérios próprios e meios próprios para saber o que é o verdadeiro e como alcançá-lo em tudo o que investigamos.
( ) Considera a opinião, as percepções e imagens sensoriais como falsas, mentirosas, mutáveis, inconsistentes, contraditórias, devendo ser abandonadas para que o pensamento siga seu caminho próprio no conhecimento verdadeiro.
Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:
Alternativas:
a)
V – V – V.
b)
F – F – V.
c)
V – F – F.
d)
F – V – F.
e)
V – V – F.
4)Texto base:
Definiu o campo das ações éticas: são definidas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também compõem um campo especial no qual a decisão e a escolha são essenciais. Deu importância à vontade, à deliberação e à escolha o levou a considerar uma virtude como condição de todas as outras: a sabedoria prática, a prudência.
O filósofo que trabalhou sobre essas reflexões foi:
Alternativas:
a)
Pitágoras.
b)
Protágoras.
c)
Sócrates.
d)
Aristóteles.
e)
Platão.
Carolsn está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.