Os sistemas de proteção social geridos, administrados e financiados pelo estado, que emergiram no final

do século xix e consolidaram-se no pós-guerra, assumem as funções de reprodução social, sendo analisado por heller (1987), como um processo de disfuncionalização da família, onde o estado ocupa-se de tudo, mas isso não tem significado, que este lhe subtrai deveres que antigamente lhe eram próprios, mas que se torna um de seus interlocutores e ao mesmo tempo um parceiro forte. (cronemberger, izabel herika gomes matias e teixeira, solange maria. o sistema de proteção social brasileiro, política de assistência social e a atenção à família. pensando fam. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp. 132-147. issn 1679-494x.)

de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa correta em relação à proteção social: estado dos séculos xviii, xix e início do xx.

a
legislação social e do trabalho; favorecimento do setor capitalista; representação da solidariedade de classe: conquistas de direitos trabalhistas e de cidadania; concepções de solidariedade beneficente e política.

b
leis sociais ligadas à regulação e imposição das condições de trabalho; concepções de solidariedade beneficente e política.

c
estado de bem-estar social: políticas sociais e de trabalho – enfrentamento da questão social; solidariedade típica: política.

d
menor ênfase nas políticas sociais e de trabalho; corresponsabilidade entre estado e sociedade civil; solidariedade típica: beneficente.

e gestão social: políticas sociais e de trabalho sob responsabilidade do estado, com participação de organizações da sociedade civil, como organizações não governamentais (ongs); sociedade civil organizada, como movimentos, conselhos e fóruns; solidariedade típica: política.

RESPONDER

Jvoliveiraneonpfex está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.