Segundo Fragalli e Silva (2020, p. 145) “o simples cálculo e interpretação de um índice pode não ter

muita importância, mas se forem verificados em conjunto, observando o contexto da empresa, comparando com anos anteriores ou com os concorrentes, os índices podem ser um importante aliado para o sucesso da empresa” FRAGALLI, A. C.; SILVA, J. M. Contabilidade e análise de balanços. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.

Pensando nisso, o gerente da empresa TecMais decidiu analisar a liquidez da empresa dos últimos dois anos. Os dados para o cálculo estão na tabela a seguir:

Calcule os índices de liquidez geral e de liquidez corrente de 20X1 e 20X2 da empresa Tec Mais e analise as afirmativas a seguir:

I – O aumento do Ativo Circulante de 20X1 para 20X2 não foi suficiente para cobrir o aumento das dívidas de curto prazo.
II – Em 20X1 a liquidez corrente era de 1,02, o que demonstrava que a empresa possuía capacidade para pagar suas dívidas de curto prazo.
III – De 20X1 para 20X2 houve uma pequena melhora no índice de liquidez geral passando de 0,90 para 0,84.
IV – O índice de liquidez corrente, que era de 1,02 em 20X1 e passou para 0,87 em 20X2, demonstra que empresa contraiu mais dívidas de curto prazo do que gerou recursos correntes, o que merece atenção por parte dos gestores.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.
Alternativa 2:

III e IV apenas.
Alternativa 3:

I, II e IV apenas.
Alternativa 4:

II, III e IV apenas.
Alternativa 5:

I, II, III e IV.

RESPONDER

Alexandre está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.