Seja bem-vindo(a), caro(a) aluno(a) ! Dentro das empresas a área de Engenharia de Operações e Processos,

que é responsável por projetos, pela operacionalização dos processos e melhorias dos sistemas produtivos que objetivam a entrega de produtos primários da empresa, sejam eles bens ou serviços, a subárea de interesse para nós nesse momento é justamente a de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP).
Nas organizações o setor de Planejamento e Controle da Produção, o nosso querido PCP, é reconhecido por ser o “coração da organização”, pois se relaciona com a maioria dos setores da empresa, além de ser responsável por responder as perguntas de quanto produzir? quando produzir? onde produzir?, tais respostas são resultado do estudo que o responsável pelo PCP realiza do sistema de produção em questão, do mix de produtos que a empresa fabrica, o planejamento estratégico, tático e operacional definidos, o tipo de demanda que a empresa possui, sua capacidade produtiva, gestão de estoques, e tantas outras ferramentas disponíveis para a realização deste trabalho tão importante.
O objetivo desta atividade é, portanto, fazer com que você saiba classificar os sistemas de produção, além de saber escolher quais ferramentas de previsão de demanda e gerenciamento de estoques deve ser utilizado em cada situação, tornando-o apto a se tornar um profissional responsável pelo planejamento e controle da produção.
Esta atividade deve ser realizada individualmente, pode-se e deve-se trocar ideias com os colegas, já que na vida prática também fazemos uso de tal ferramenta, mas lembre-se plágios e trechos copiados de colegas em questões dissertativas não serão aceitas de maneira alguma, já as questões numéricas deve-se apresentar o memorial de cálculo, sem exceção.
IMPORTANTE: Todas as fórmulas e exemplos para realização das atividades estão contidas no livro texto da disciplina.

Bom trabalho!
Prof.ª Me. Celise Röder

FASE 1: QUE SISTEMA DE PRODUÇÃO É ESSE?

Tudo que se consome, seja um produto como um telefone celular, ou um serviço como receber uma massagem possui elementos que genericamente podem ser nominados de “sistemas de produção”, esta nomenclatura se dá pela existência de elementos semelhantes nessas situações, há uma entrada, onde os insumos são disponibilizados para a transformação, mão de obra, matéria-prima, equipamentos, depois do processo concluído tem-se um produto acabado e os subprodutos ou produtos secundários, assim como no processo de produção do açúcar, acima descrito. Todo processo produtivo, ou de prestação de serviços pode ser classificado de diversas formas. Entre elas grau de padronização dos produtos, tipos de operação, ambiente de produção, fluxo de processos, natureza dos produtos. Quando se tem entendimento da classificação dos sistemas de produção, todo o processo de gerenciamento do planejamento e controle da produção é iniciado.
MÃO NA MASSA!
Com base na contextualização do processo de produção do açúcar, das informações apresentadas e no que foi estudado, responda:
1. Quais são os principais tipos de classificação de sistemas de produção? Enquadre o processo de produção de açúcar em cada um deles.
2. Determine a classificação dos processos produtivos a seguir de acordo com o grau de padronização, tipo de produção e natureza dos produtos. Elabore um quadro com suas respostas.

a)Construção de um Barracão;
b) Fabricação de Moendas;
c)Transporte do açúcar;
d)Produção de Etanol de Cana-de- Açúcar
e)Fabricação de adubo.
f) Fermentação do Mosto

3. Em relação ao processo de fabricação do açúcar, faça a caracterização dos inputs, principais etapas que constituem o produto/serviço e os outputs.

FASE 2: QUANTO DEVO PRODUZIR?

Empresas de manufatura tem na previsão de demanda uma ferramenta de grande importância no seu planejamento, a partir dela é possível tomar decisões que envolvam o departamento financeiro, comercial e operacional da empresa, evidenciando que seu resultado influencia diretamente no resultado econômico da organização. Sob a ótica do PCP, a previsão de demanda se faz necessária para decisões relacionadas ao planejamento dos recursos de produção, metas de produção, estoque e determinação das prioridades da produção.
Os métodos de previsão de demanda podem ser classificados em qualitativos ou quantitativos, estes ainda podendo se subdividir em modelos de projeção como média móvel e suavizamento exponencial e métodos de correlação como regressão simples e múltipla. Faz-se a escolha do melhor método através da apresentação e confiabilidade dos dados a serem manejados, além dos parâmetros definidos

RESPONDER

Paulricar está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.