UEPS ou LIFO A sigla explica a metodologia último que entra, primeiro que sai, do inglês last in, first

out. Este critério valoriza o custo dos estoques com base no preço da última compra, ou seja, pelas primeiras entradas remanescentes. Este método não é aceito pela legislação do Imposto de Renda e não permite sua utilização para fins de apuração de resultado, visto que se evidencia um custo maior e um lucro menor, em decorrência de inflação. Entretanto, se a empresa reconhecer que o método UEPS é mais adequado, ela deve fazer, gerencialmente, o respectivo ajuste ao fim do período de apuração tributária.
PEPS ou FIFO
A sigla explica a metodologia primeiro que entra, primeiro que sai, do inglês first in, first out. Este critério valoriza o custo dos estoques com base no preço mais antigo, ou seja, é preciso, primeiramente, vender as mercadorias antigas para que os estoques fiquem valorizados pelas últimas entradas remanescentes. Este critério é aceito pela legislação brasileira e, normalmente, apresenta maior lucro.
Custo médio ponderado
A avaliação dos custos dos estoques considera a média ponderada das diversas compras pelo preço do mercado. O custo médio ponderado é aceito pela legislação brasileira e, normalmente, apresenta o lucro entre o UEPS e o PEPS.
Para resolver este Desafio, considere as seguintes informações:
Dificilmente as mercadorias são compradas pelo mesmo preço. Surge, assim, a necessidade de atribuir preço ao estoque que está sendo vendido.
Vamos supor que determinada empresa, tendo iniciado o ano com estoque zero, efetuou duas compras do produto x: a primeira de 10 unidades, com custo unitário de R$ 10,00, e a segunda de 20 unidades, com custo unitário de R$ 12,00.
Em seguida, a empresa efetuou a venda de 15 unidades do produto X, por 20 reais a unidade. Você devera calcular o resultado e o estoque final, usando cada um dos métodos acima.

RESPONDER

Camila está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.