Um importante mercado tratado em nível macroeconômico é o ‘mercado de trabalho’. Nele trabalhadores

ofertam suas horas de trabalho, aliadas às suas competências e as empresas demanda estas horas, que compõem fator relevante do processo produtivo. No agregado este ‘mercado de trabalho’ tem como principal indicador o nível de desemprego, que é a proporção de pessoas sem ocupação que estão se ofertando neste mercado sobre a força de trabalho total. Contudo, este ‘mercado de trabalho’ é subdividido em um grande número de mercados específicos. Por exemplo, o mercado de trabalho de engenheiros civis, ou o mercado de trabalho de pedreiros, etc. Com base nestas informações e no que foi visto em toda a disciplina de economia analise as afirmativas e identifique as VERDADEIRAS. I. Se o país entrar em crise e o desemprego aumentar, isto significa que todos estes mercados específicos terão entrado em crise ao mesmo tempo.

II. Pode ocorrer de no agregado ocorrer uma elevação do desemprego e, mesmo assim, reduzir o desemprego em algum mercado específico.

III. Os ajustes nos mercados específicos não ocorrem somente pela via do nível de desemprego, mas também no nível salarial. Em outras palavras, um aquecimento da economia pode levar a aumentos de salários mais intensos para uma determinada profissão e não para outras.

IV. Como o ‘mercado de trabalho’ é integrado, não interessa qual profissão escolher, pois a flutuação do desemprego e do salário independe desta escolha.

RESPONDER

Ruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.